Amigos e amigas,
Estamos no momento mais crítico da pandemia, sem transferência de recursos complementares como teve no ano passado, sem emendas parlamentares liberadas até o momento, as UTI'S dos Hospitais de referência, com 100% de lotação, no caso de Sobral. População fragilizada socialmente, sem o auxílio emergencial que teve no ano passado. Ontem o Brasil teve 2349 mortes em um único dia. Em nosso município estamos com 10 pessoas em isolamento hospitalar e 17 em isolamento domiciliar, dados muitos preocupantes, que exigem postura de muita responsabilidade de todos nós.
Precisamos de cautela, que evitemos exposição e todo tipo de aglomeração. Saiamos de casa o mínimo possível, somente para o necessário, assim evitaremos o avanço da contaminação. Que usemos das medidas protetivas indicadas pelas autoridades de saúde, uso de máscara, lavagem constante das mãos, uso de álcool em gel.
Já havíamos autorizado contratação de bolsistas estudantes na área da saúde para atuar na vigilância sanitária, designamos equipe do NASF para também colaborar nas ações de vigilância, ampliamos equipe de coordenação das ações de enfrentamento à pandemia, contratamos carro para ficar a serviço da equipe. Autorizarei de imediato, contratação de mais 11 bolsistas para atuar na vigilância sanitária dos Distritos, ficando os seis já contratados atuando na sede. Autorizei contratação de mais quatro técnicos de enfermagem e mais um médico para atuar no Hospital municipal, prestando um serviço mais próximo junto aos pacientes. Atualmente já temos dois médicos trabalhando durante a semana, teremos também dois nos finais de semana. A vigilância sanitária está orientada a agir com mais rigor, temos disponibilidade de medicamentos conforme protocolo médico orientado para tratamento dos pacientes internados.
Também autorizei compra imediata de três capacetes Elmo, tecnologia que está sendo utilizada atualmente no tratamento de pacientes internos com insuficiência respiratória por conta da COVID, ele aumenta o fluxo de oxigênio, e segundo pesquisas reduz em até 60% a necessidade de UTI. Instalamos hoje três respiradores mecânicos para utilizar em situação de emergência, e autorizei contratar profissional enfermeiro com expertise no uso de respirador mecânico e do capacete elmo, para dar suporte à nossa equipe.
Diante da falta de oxigênio no mercado, estamos hoje fazendo uma ação junto a empresas e cidadãos do município, pedindo cessão de cilindros para comprarmos oxigênio na máxima quantidade possível para estocarmos. Inclusive, aproveito para pedir que se alguém tiver algum, informe a Secretaria de Saúde do município, nos ceda, juntos podemos salvar vidas. Já agradecemos aos que estão se disponibilizando.
Na área social, Lançamos o projeto Irauçuba Fraterna que garantirá pagamento de contas de água, luz, e doação de cestas básicas, máscaras, álcool em gel, a quatrocentas famílias em extrema vulnerabilidade. A Câmara Municipal também destinará recursos para beneficiar mais 20 famílias, conforme fomos informados.
Estamos, portanto, agindo no auxílio social, e montando toda uma estrutura de tratamento para cuidarmos de nossos pacientes, reduzindo a necessidade de transferência, cuidando da melhor forma possível deles, enquanto se consegue transferência nos casos graves.
Aumento da ação preventiva e ampliação da capacidade técnica para tratamento dos internos, assim estamos fazendo.
Unidos em oração, fazendo nossa parte, faremos uma travessia mais segura neste período de crise.
Administração Irauçuba Forte, Fraterna e Empreendedora.