NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Cultura Há 12 dia(s)

CONSTRUÍDO O PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DE IRAUÇUBA

Na noite desta terça-feira (12), os artistas irauçubenses se reuniram no auditório da Se [...]

#Recursos Hídricos Há 12 dia(s)

23 FAMÍLIAS SÃO CONTEMPLADAS COM AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM MANDACARÚ

A Administração Municipal de Irauçuba entregou nesta segunda-feira (11), a ampliação do [...]

#InclusãoePromoçãoSocial Há 12 dia(s)

PROJETO É HORA DE BRINCAR

A Secretaria da Inclusão e Promoção Social promoveu nesta sexta-feira (??, a festa das c [...]

#Educação Há 27 dia(s)

TRANSPORTE GARANTIDO PARA ESTUDANTES QUE FARÃO ENEM

TRANSPORTE GARANTIDO PARA ESTUDANTES QUE FARÃO ENEM A Secretaria da Educação de Irau [...]

#Recursos Hídricos Há 27 dia(s)

COMITIVA IRAUÇUBENSE PARTICIPA DE REUNIÃO PARA RENOVAÇÃO DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO VALE DO CURU

Na manhã da quinta-feira, dia 24 de outubro, uma grande comitiva irauçubense formada por [...]

#Saúde Há 27 dia(s)

MAIS UMA AMBULÂNCIA PARA OS IRAUÇUBENSES

Na noite de hoje (24/10), a Prefeitura Municipal de Irauçuba realizou uma solenidade de [...]

#AgroFestIraucuba Há 39 dia(s)

VEM AÍ A 1ª AGROFEST - FEIRA E EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA DE IRAUÇUBA

Nos dias 1, 2 e 3 de novembro, venha nos visitar e participar! Teremos exposição de anim [...]

#Saúde Há 40 dia(s)

DOIS DIAS INTENSOS DE PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS NO HOSPITAL MUNICIPAL

O cuidado com a saúde do irauçubense é uma responsabilidade contínua. Nesta última sem [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito