REUNIÃO REMOTA COM COMITÊ DE ENFRENTAMENTO AO COVID-19 SOBRE DELIBERAÇÕES PARA A PRÓXIMA SEMANA
Na reunião deste domingo (28/06), o Comitê de Enfrentamento ao COVID-19 discutiu acerca das deliberações para a próxima semana relacionadas ao combate a pandemia, tomando como base a realidade local e regional e também em respeito ao Decreto Estadual Nº 33.637, de 27 de junho de 2020.
Foram prorrogados mais 7 dias de transição das atividades econômicas e a continuidade de ações rígidas de isolamento social a todos os municípios que pertencem a Regional de Sobral, incluindo Irauçuba, além de outras regiões afetadas. Vimos a situação da ultima semana no município, onde as maiores ocorrências de casos de COVID estão nos Bairros Cruzeiro, Centro e Boa Vista do Caxitoré. A equipe da Secretaria da Saúde está organizando diversas ações focais nessas áreas do município, prevenindo a população, fazendo campanhas, orientações, dedetizações e a Guarda Municipal junto com agentes de tributos irá aumentar a fiscalização para o cumprimento dos decretos por parte da população.
Foi comentado sobre o número de aglomerações feitas principalmente nos finais de semana de bebedeiras em casas particulares, fazendas e até alguns locais de comercio, e que isto gera um transtorno principalmente pra Guarda Municipal, pois infelizmente temos de combater a doença e a falta de compreensão de algumas pessoas com relação ao momento que estamos passando.
Foi acordado a testagem em massa de todos os profissionais da saúde, que dará início a partir desta semana e foi acordada a possibilidade de contratação de equipe extra por tempo determinado pra algumas UBS, que tem o maior número de atendimentos, ficando a cargo do Secretário da Saúde esta possibilidade. Foi explicado pelo Secretário da Saúde, que Sobral continua com poucos leitos disponíveis e terá reunião com os 24 secretários de saúde da região amanhã pra discutir essas medidas de enfrentamento a nível local , e assim, contribuir com a região norte.
No mais, o município encontra-se com leitos disponíveis no hospital, quanto aos medicamentos temos em grande número, com exceção da ivermectina, que é um caso excepcional praticamente em todos os municípios, mesmo assim estamos licitando pra comprar, dispomos de EPI para os profissionais e as equipes estão trabalhando constantemente no município dando a assistência presencial nas UBS e hospital e através de tele atendimento para tirar dúvidas e dá orientações acerca do COVID-19.
Continuamos pedindo o apoio de todos nas ações e tomadas de decisões que tem como único objetivo o bem estar e a saúde da nossa população. Agradecimentos a todos os membros do Comitê pela disponibilidade e contribuição neste período em que estamos enfrentando.
#governomunicipal
#combateapandemia
#naoaocoronavirus
#juntoscomomesmoobjetivo