Imagem: ADRIANO MACHADO
REUNIÕES ON LINE COM COMITÊ FINANCEIRO E SECRETÁRIOS MUNICIPAIS PARA DELIBERAÇÃO SOBRE REDUÇÃO DE DESPESAS NO MUNICÍPIO DE IRAUÇUBA.
Hoje aconteceram duas importantes reuniões para tomada de decisões importantes que ocorrerão nos próximos dias afim de realizar contenção de despesas na gestão municipal. Uma com o Comitê financeiro e outra com grupo de secretários, controlador e Procuradora Municipal.
Todos os municípios estão sendo orientados a reduzir as despesas ao máximo que puderem neste ano de 2020 devido aos cortes e reduções que já estão acontecendo, principalmente nos repasses direto aos municípios, que dependem de arrecadação de impostos e outros.
Temos que fazer ações extras que não estavam no planejamento de nenhum município devido a pandemia do COVID-19, que ainda não tem previsão de acabar, pois a linha de contaminação do país e estado continuam avançando e não temos vacina, nem remédio pra este vírus.
Além disso, é um ano em que os gestores terão de fechar suas contas pra serem aprovadas no final, sem despesas posteriores.
Então deve ser feito um planejamento em caráter de urgencia para que possamos finalizar a gestão municipal sem grandes danos e prejuízos futuros.
Administrar uma prefeitura pode ser comparado com a administração de uma empresa ou de uma casa, a diferença é, que a empresa pode ser sua e a casa pode ser sua, mas a Prefeitura é do povo e o nível de seriedade é bem maior. Toda despesa deve ser justificada e só deve ser feita se for muito necessária. Toda despesa deve ser mediante um fluxo administrativo, que não é permitido ter falhas e nem desvio de sua finalidade.
Existem recursos com finalidades específicas, que jamais poderão ser utilizados para custear outras despesas, e os recursos que podemos utilizar pra qualquer finalidade dentro da gestão pública, que são recursos próprios, geralmente o que entra, nunca é suficiente pra pagar as despesas fixas e contas variáveis.
É tempo de reorganizar, de dar uma parada e planejar os próximos meses que virão. Serão reduzidas as secretarias, suspendidos contratos temporários e serviços não essenciais, suspensão de bolsistas e estagiários que não estão trabalhando no período, redução e/ou extinção de gratificações, redução de contratos por tempo determinado, dentre outros cortes que serão necessários.
Que Deus abençoe cada irauçubense e nos permita vencer esta grande batalha! Quem disse que seria fácil? Pra alguns pode até parecer, mas está longe de ser.
Será um ano longo, de reflexão, de luta travada, mas que não percamos a fé e nem a esperança de que dias melhores virão!
Prefeita Municipal Geraldina Lopes Braga.