NOTÍCIAS

12-ABR-2020

DESDE O DIA 08 DE ABRIL QUE AUMENTOU VARIÁVEIS NA FICHA DE NOTIFICAÇÃO COM COVID-19

#Saúde POR FERNANDO 12 DE ABRIL DE 2020

ATENÇÃO DESDE O DIA 08 DE ABRIL QUE AUMENTOU VARIÁVEIS NA FICHA DE NOTIFICAÇÃO COM COVID-19, COM ESSA ALTERAÇÃO IRÁ AUMENTAR CONSIDERAVELMENTE O NÚMERO DE SUSPEITOS EM TODOS OS MUNICÍPIOS.

Essa informação escrita abaixo, está no Boletim Epidemiológico do Estado do Ceará do dia 07 de Abril de 2020.

IMPORTANTE

Diante da Pandemia decretada em decorrência da infecção humana pelo novo Coronavírus (COVID-19), foi realizada uma atualização no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), que é o sistema oficial da vigilância epidemiológica da Influenza no Brasil. Foram inseridas cinco (05) variáveis na ficha de notificação de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) hospitalizado e/ou óbito por SRAG, e a opção de encerramento dos casos de SRAG por COVID-19.

DEFINIÇÕES DE CASO DE COVID-19 E NOTIFICAÇÃO

Todos os casos de SG e SRAG serão suspeitos de COVID-19. Os casos de SRAG devem ser notificados no sistema SIVEP Gripe. Os casos de SG devem ser notificados no e-SUS VE. Para maiores detalhes de notificação e coleta de amostras consultar última Nota Técnica COVID-19: https://coronavirus.ceara.gov.br/…/nota-tecnica-sobre-noti…/

SÍNDROME GRIPAL

Indivíduo com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que referida, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade para respirar e com início dos sintomas nos últimos sete dias. Em crianças, considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico. Em idosos a febre pode estar ausente. Deve-se também considerar critérios específicos de agravamento como sincope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.

SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE

Indivíduo com SG (conforme definição acima) e que apresente dispneia, desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax ou saturação de O2 menor que 95% em ar ambiente ou ação azulada dos lábios/rosto, ou que evoluiu para óbito por SRAG independente da internação. Em crianças além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e inapetência.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito