REUNIÃO SOBRE CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO PARA IMPLANTAÇÃO DE COLETA SELETIVA EM IRAUÇUBA
Na noite da sexta-feira, 06 de Março, a prefeita Geraldina Braga, participou de uma reunião com o Supervisor do Consórcio para coleta seletiva dos 5 municípios da região que irão participar da implantação desse projeto: Irauçuba, Pentecoste, Itapajé, General Sampaio e Apuiarés. A ideia é estabelecer novos fluxos para os resíduos sólidos, que é um grande problema da maioria dos municípios, ou seja, uma forma mais adequada para a destinação do lixo.
O Sr. Daniel Gomes, que também é Secretário do Meio Ambiente de Pentecoste, apresentou o projeto que já vem sendo discutido desde 2018, quando iniciou a ideia do consorcio na região. A legislação está prevista no Decreto Estadual 32.483/2017, que prevê a iniciativa considerando a necessidade de aperfeiçoar a metodologia de cálculo da participação que caberá a cada município em função do Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente - IQM, pois a partir do momento em que aderimos ao consórcio e implantamos no município, o índice irá aumentar consideravelmente e isso é muito bom em todos os sentidos.
Em Irauçuba teremos uma Central Municipal de resíduos e cinco ecopontos (conforme figuras ilustrativas abaixo), isso foi alocado no início da elaboração do projeto, de acordo com a necessidade de cada município.
Terá uma parceria com os catadores de lixo do município, que já estão sendo capacitados e está sendo criada a associação desta classe em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Enquanto não é implantado o projeto em sua totalidade, foi dada uma meta a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos (SEAGRI), para que seja realizada coleta seletiva nas repartições públicas (escolas, Unidades de saúde e outros espaços) ainda neste ano.
O consórcio da coleta seletiva é uma das maiores iniciativas dessa gestão.
Participaram da reunião, os Secretários Luiz Carlos Martins, do Desenvolvimento Econômico e José Ivan Praciano da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos e o técnico João Paulo.
Administração Cidadania, Inovação e Compromisso.