PARABÉNS A NÓS MULHERES! QUE DEUS NOS ABENÇOE AINDA MAIS!
08 DE MARÇO-DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Todos os anos no dia 8 de março, nós mulheres acordamos com uma certeza: receberemos mensagens, cartões, algum mimo, geralmente flores; ouviremos algum discurso sobre termos força combinada com delicadeza e provavelmente alguma piada sobre tarefas domésticas. Mas o Dia Internacional da Mulher é celebrado mundialmente como um marco na luta por direitos humanos.
A data nasceu de uma série de manifestações de mulheres por melhores condições de trabalho no século 20, e é utilizada para gerar reflexão sobre o longo caminho percorrido na trilha da igualdade entre homens e mulheres.
O Fórum Econômico Mundial no final do ano de 2018 fez uma projeção com relação a isso com a seguinte conclusão: ainda serão necessários mais de dois séculos para haver igualdade entre os gêneros no trabalho. Já em outras áreas, como acesso a educação, saúde e representação política, as disparidades entre homens e mulheres precisarão de 108 anos para chegarem ao fim.
Professoras e professores devem aproveitar a oportunidade para debater em sala de aula os direitos que já foram adquiridos desde 1911 e refletir sobre o que ainda pode e precisa ser feito para criar oportunidades dignas a todos os cidadãos e cidadãs. Avançamos muito, mas as mulheres ainda têm sobrecarga maior de trabalho doméstico, salários mais baixos para funções de mesmo nível, e sofrem violências motivadas por gênero.
Ao longo dos séculos lutamos por direitos no trabalho, pelo voto, por educação, por controle da natalidade, por liberdades civis e contra a violência, mas o maior presente que uma mulher pode receber não só no dia 08 de março, mas em todos os dias do ano é o RESPEITO!
Não queremos ser melhores que o sexo masculino, mas devemos usufruir os mesmos direitos, pois tá mais do que comprovado que temos a mesma capacidade de desenvolver atividades em todas as áreas.
PARABÉNS A NÓS MULHERES! QUE DEUS NOS ABENÇOE AINDA MAIS!
Geraldina Braga (1ª mulher prefeita de Irauçuba)