PROJETO "MINHA RUA MERECE UM NOME"
Como são criados os nomes de ruas nas cidades?
O nome da uma rua é algo tão comum que às vezes nem nos perguntamos de onde vem aquele nome ou quem atribuiu e de que forma isso foi feito. O nome das ruas e bairros de uma cidade é uma forma de identificação que é usada pelos poderes públicos, por empresas e as pessoas em geral. Sem os nomes seria muito complicado uma pessoa situar-se em uma cidade ou mesmo locomover, para entender isto basta chegarmos a uma cidade diferente da nossa. A verdade é que todas as ruas precisam de identificação.
Os nomes das ruas de uma cidade são definidos pela Câmara dos Vereadores, inclusive em algumas situações essas definições ocupam boa parte dos projetos que são analisados, discutidos e aprovados na câmara. mas a decisão dos nomes, embora seja dos vereadores, nem sempre partem deles. A comunidade pode fazer esta sugestão levando em conta o nome de uma pessoa que foi importante para aquela comunidade e agora eles desejam prestar uma homenagem póstuma e manter a memória das pessoas com o nome de alguém que teve importância naquele lugar. Um detalhe importante é que na maioria das cidades brasileiras os nomes de ruas só podem ser atribuídos a pessoas já falecidas.
Nomes comuns
Tiradentes, Castelo Branco, Getúlio Vargas, Avenida da Saudade, Dom Pedro e outros nomes são muito comuns em boa parte das cidades. Geralmente os nomes de ruas são atribuídos a grandes políticos, personalidades importantes no cenário nacional ou local, como ex-prefeitos, ex-presidentes, entre outros, isso não significa dizer que não se pode colocar nomes de pessoas que não foram políticos em ruas, podemos sim homenagear mestres da cultura, líderes comunitários, professores e tantas outras profissões, desde que faça sentido pra comunidade e seja do agrado da maioria.
Mas nem sempre o nome de uma rua é atribuído a uma pessoa. Av da Saudade, por exemplo, é um nome muito comum para a rua que passa em frente ao cemitério. Já os nomes de cidades, estados e países também aparecem com bastante frequência. Em algumas cidades as avenidas que servem como ligação as rodovias que dão acesso a outras cidades, por exemplo, costuma levar o nome da cidade de destino.
Quais os critérios são usados?
Outra pergunta interessante é entender quais os critérios usados para definir nomes de ruas em uma cidade. A resposta pode ser bastante ampla, uma vez que os vereadores é quem fazem este trabalho, certamente que um dos primeiros critérios que eles usam é a indicação de nomes de pessoas que foram importantes para aquela cidade.
Um segundo critério é o uso de nomes lógicos como acontece em alguns bairros. Um exemplo comum é presente em quase todas as cidades são os bairros cujas ruas têm nomes dos estados brasileiros, dos países do mundo, nomes de outras cidades e gentílicos. Rua Paraná, Avenida Brasil ou Rua Rio de Janeiro são nomes bastante comuns. Um exemplo de uso de gentílico é a famosa Avenida Paulista.
Um terceiro caso pode ser atribuído a nomes genéricos, como o já citado Avenida Saudade, mas há outros casos como Rua Esperança, Av. 23 de Maio e assim por diante.
Por fim e não menos comum há casos de ruas que não tem nome, mas sim número. Isto pode acontecer basicamente em duas situações: A primeira e mais comum é quando um loteamento é lançado e como não foi ainda atribuído o nome das ruas, eles colocam números. Ai mesmo depois da atribuição dos nomes, especialmente os moradores locais ainda continuam a chamar pelo número da rua.
Outro caso ocorre quando a atribuição é feita mesmo em número ou mesmo que haja letras, prevalece como um sistema lógico de nomenclatura. O melhor exemplo que temos é o caso de Brasília onde os nomes das ruas são desta forma: SHCGN 706, SQN 306 e assim por diante.
Portanto, a gestão municipal teve essa iniciativa para que sejam colocados nomes em todas as ruas do município, da Sede e Distritos, de forma democrática e participativa, em seguida, serão enviados os projetos de leis para a apreciação da Câmara Municipal, separados por bairros e distritos acompanhado da ata da assembleia e da ficha de frequência dos participantes.
A MINHA RUA MERECE UM NOME, e para isso contamos com a participação do maior número possível de apoiadores e mobilizadores para que possamos dar esse salto de qualidade e cidadania em nossa cidade, valorizando os logradouros públicos e, ainda, colaborando com os serviços de correspondências em todos os lares irauçubenses.
Administração Cidadania, Inovação e Compromisso.