O Município de Irauçuba desenvolve, através da Secretaria da Educação, o Programa de Formação para Profissionais de Apoio Especializado (Cuidadores). Na última terça-feira (25), foi realizada formação, conduzida pelo Centro de Apoio Pedagógico e Educação Complementar de Irauçuba
- CAPECI, tendo como facilitadores Antônio José Mota (Superintende do AEE e da Educação Inclusiva) e Danielle Firmino (Gerente de Atendimento Especializado Psicossocial).Neste I Encontro foram discutidas importantes temáticas como: marcos legais da educação inclusiva, conceitos de deficiência, dentre outras pertinentes ao desenvolvimento dos alunos.
As formações visam transferir competências aos profissionais, como capacidades para mobilizar aptidões, conhecimentos e atitudes, buscando contribuir para o desenvolvimento de habilidades institucionais com foco na excelência do exercício da função.
Atualmente o Município possui 115 cuidadores, que trabalham junto aos alunos da Rede Municipal de Educação que apresentam algum tipo de deficiência, seja física, sensorial, intelectual e/ou transtorno específico. Estes profissionais possuem um papel fundamental no Processo de Inclusão do estudante.
Os encontros de formação acontecerão a cada bimestre, ao término do ano, os cuidadores receberão certificado de 80horas aula.
ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA