Na tarde desta quinta-feira (19), aconteceu reunião de planejamento com a Secretária de Saúde de Irauçuba Hérica Pinheiro, o veterinário Dr. Romero Marques e a Coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Maria da Conceição (Betinha). A pauta da reunião foi o Projeto de recolhimento de animais soltos em vias públicas. O objetivo principal é retirar de circulação animais vadios em vias publica: cães, gatos, ovinos, caprinos, bovinos, suínos, jumentos e outros.
Os animais passíveis ao consumo humano que forem capturados serão removidos ao Centro de Zoonoses onde permanecerão por 24h aguardando retirada. A devolução do animal será realizada mediante pagamento de taxa de permanência para o setor de tributos. A não retirada do animal implicará em abatimento e a carne será destinada a Secretaria de Assistência Social que doará às famílias mais vulneráveis no município.
Já os felinos e caninos machos serão castrados, assim como os animais enfermos serão testados para leishmaniose visceral e, se positivos, serão eutanasiados. Os animais capturados também ficarão disponíveis para adoção.
A medida será adotada a partir do dia 13 de setembro e está amparada pela Lei Municipal nº 15/2005 que cria o Código Sanitário do Município de Irauçuba.
ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA