A Prefeitura de Irauçuba, através do Programa Municipal de Combate às arboviroses, vem realizando um trabalho de controle biológico em Irauçuba.
Em locais propícios ao nascimento de larvas do Aedes aegypti e onde não é recomendado o uso de larvicidas, o controle biológico é realizado com o uso de peixes do tipo tricogaster e lebster. Esses peixes se alimentam de pequenas larvas e, dessa forma, conseguem auxiliar no combate à dengue, zika e chikungunya. O tricogaster, é distribuído de forma monitorada pela equipe técnica que tem a frente a Coordenadora Betinha Alves e o Chefe de Setor, Lucivaldo Lutife.
Em locais como tanques cisternas, tambores, cacimbão e bebedouros de animais, o peixe tem sido um grande aliado.
Além disso, é firmado um vínculo entre o Programa e o proprietário do local onde os peixes foram distribuídos para que, quando houver superlotação de peixes, o Centro de Controle de Zoonoses realize a coleta do excesso para disponibilizá-los em outros locais.
Esse controle biológico é realizado com uma parceria entre a Prefeitura de Irauçuba, a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Controle de Zoonoses.
ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA