CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#AutarquiaMunicipaldoMeioAmbiente 02/04/2024 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE IRAUÇUBA AMMAI E NUCA REALIZAM ABERTURA DA FESTA ANUAL DAS ÁRVORES EDIÇÃO 2024

Aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 2 de Abril, no auditório do CRAS Tia Maria Janica, sede, a abertura da festa anual das Árvores edição 2024.

??A abertura da festa anual das Árvores que trás a temática "Mudanças Climáticas: prevenção e combate aos incêndios florestais". O evento contou com a presença de autoridades municipais, também público jovem.

O momento, conduzido pelos adolescentes do NUCA, também teve a participação do articulador Municipal do selo Unicef, Luiz Carlos, que ministrou palestra sobre mudanças climáticas.

A AMMAI organizou uma vasta programação a ser realizada no decorrer desta semana.

Confira as fotos da abertura do evento nesta tarde.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE FRATERNA E EMPREENDEDORA

#AutarquiaMunicipaldoMeioAmbiente 04/10/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE IRAUÇUBA AMMAI CONQUISTA SELO TCE CEARÁ SUSTENTÁVEL 2023

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Irauçuba (AMMAI), foi premiada com o "Selo TCE Ceará Sustentável 2023". A premiação é resultado do "Projeto Arborizar". A informação foi divulgada nessa quarta-feira, 04, em Diário Oficial. O Selo TCE Ceará Sustentável é uma forma de reconhecer a sociedade e órgãos que se preocupam e investem na responsabilidade socioambiental e que, facultativamente, façam a adesão à Política de Sustentabilidade do TCE Ceará.

O evento de premição está marcado para o dia 10 de novembro no Plenário do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, em sessão solene. Apenas 26 municípios dos 184 do Estado, até o momento, figuram na lista de municípios que receberão este importante Selo de reconhecimento a êxito em Gestão Pública.

Sobre o Projeto Arborizar, o mesmo tem como objetivo o plantio de árvores nativas da região nas praças e repartições públicas de Irauçuba. Além de realizar o plantio para o embelzamento da cidade o projeto consiste na promoção da percepção ambiental dos munícipes e é executado em parceria com a SIPS para que as crianças e adolescentes acompanhadas pelo Serviços do CRAS Sede e CRAS Missi também possam internalizar a importância da preservação do meio ambiente.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#MeioAmbiente 06/06/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE IRAUÇUBA SEMANA DO MEIO AMBIENTE: AMMAI REALIZA PALESTRA COM ENGENHEIROS AGRÔNOMOS

A Semana do Meio Ambiente de Irauçuba está sendo realizada com diversas atividades. A Autarquia Municipal do Meio Ambiente de Irauçuba (AMMAI) promoveu na manhã de segunda-feira (06), palestra com a presença de engenheiros agrônomos Cláudio Santos (filho de Irauçuba) e Davi Queiroz.

A temática abordada foi "A importância de áreas verdes para o equilíbrio climático e desenvolvimento sustentável do Município" e teve como público alvo os estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Diretora Maria Dilma Bastos.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente também é parceira na realização da Semana do Meio Ambiente e na oportunidade da palestra a Secretária Valéria Bastos também esteve presente.

Na ocasião foi feita a distribuição de mudas de plantas.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREEENDEDORA

#AutarquiaMunicipaldoMeioAmbiente 27/01/2023 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE IRAUÇUBA SELEÇÃO PARA O CARGO DE DIRETOR ADJUNTO DA AMMAI (AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE IRAUÇUBA)

A Secretaria de Governo e Planejamento do município de Irauçuba, por determinação da prefeita Patrícia Barreto, informa que está selecionando profissional para assumir o cargo de Diretor Adjunto da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Irauçuba (AMMAI).

Os interessados devem enviar currículo para o e-mail governo@iraucuba.ce.gov.br. os currículos serão recebidos até às 11horas de sexta-feira, dia 27 de janeiro.

Os candidatos deverão comparecer ao Centro de Convivência da Pessoa Idosa, dia 27 de janeiro, às 14 horas para participar de oficina profissional objetivando selecionar quem assumirá o cargo referido.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#Limpeza 21/10/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE IRAUÇUBA AÇÃO DE RECOLHIMENTO DE PNEUS INSERVÍVEIS É REALIZADA NA SEDE DO MUNICÍPIO

Preservar o meio ambiente e ter zelo com a saúde pública requer ações importantes como, por exemplo, o recolhimento de pneus inservíveis.

Os pneus usados ou inservíveis quando descartados em pilhas ou em locais inadequados tornam-se criadouro de insetos, diversos vetores de transmissão de doenças, entre eles o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Além disso, oferecem grande risco de incêndio, pois queimam com muita facilidade, produzindo fumaça negra, altamente poluidora pela diversidade de compostos que são liberados na combustão, podendo ainda causar contaminação da água.

Em nosso Município foi realizada na quarta-feira (19) uma ação de recolhimento de pneus inservíveis nas borracharias e oficinas. Uma parceria importante com a empresa "AmbPar" que faz o recolhimento dos pneus e da coordenação da limpeza Pública de Irauçuba.

A ação não tem custo para o Município, a coleta é feita de forma gratuita, além disso, é uma iniciativa necessária para a preservação do meio ambiente e manutenção da saúde pública. Os pneus coletados são triturados e a empresa responsável fornece declaração de destinação.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#MeioAmbiente 01/08/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE IRAUÇUBA IRAUÇUBA MAIS UMA VEZ SE DESTACA - SOMOS NOTA MÁXIMA NO IQM

Somos nota máxima no IQM - Índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente - Edição/2022.

O IQM é um mecanismo que possibilita aos municípios a receber o repasse orçamentário de até 2% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS. Os Municípios participantes pontuam gradativamente até atingir a nota máxima (1,0) à medida que os parâmetros sejam comprovados.

Ao final, os Municípios que atingem nota máxima têm seus índices enviados para a Secretaria da Fazenda - SEFAZ, para que esta realize o cálculo do repasse orçamentário de cada município conforme a arrecadação do Estado.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#AutarquiaMunicipaldoMeioAmbiente 13/06/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE IRAUÇUBA PASSEIO CICLÍSTICO MARCA ENCERRAMENTO DAS AÇÕES ALUSIVAS À SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM IRAUÇUBA

Neste domingo (12), foi dia de acordar cedinho para o passeio ciclístico promovido em alusão á Semana do Meio Ambiente 2022. Uma parceria da AMMAI (Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Irauçuba) com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente.

Durante a última semana diversas ações foram realizadas, como blitz ambiental, Projeto Plantando Água, apresentação do Teatro da Cagece nas Escolas municipais, oficina de mudas, troca de garrafas pet por mudas nativas, cinema ambiental e a pedalada ecológica.

O objetivo do passeio ciclístico foi estimular a aproximação da sociedade com o meio ambiente, estreitando assim os laços do homem com a natureza.

O percurso realizado teve início na Praça da Juventude, passando por Pedra Atravessada, Cacimba Salgada, Aroeira, Mocó de cima e final retornando à Praça da Juventude.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#MeioAmbiente 07/06/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE IRAUÇUBA SEMANA DO MEIO AMBIENTE: AÇÃO É REALIZADA NO DISTRITO DE JUÁ

A Autarquia Municipal do Meio Ambiente de Irauçuba (AMMAI) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente realizaram nessa manhã de segunda-feira (06), o Projeto "Plantando Água", com o objetivo de apresentar e discutir temas relacionados a preservação dos principais açudes da região.

Tendo público-alvo alunos das escolas Miguel Fernandes e Ielda Fernandes no distrito de Juá foi realizado o plantio de plantas nativas.

As atividades alusivas a Semana do Meio Ambiente tiveram início no dormingo (05/06) com a realização de panfletagem, e acontecerão até o dia 12/06 com muitas atividades em diversos pontos do Município.

Confira alguns registros desta manhã.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#MeioAmbiente 18/03/2022 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE IRAUÇUBA FESTA ANUAL DAS ÁRVORES

A Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Irauçuba (AMMAI) está promovendo a Festa Anual das Árvores, um evento com várias ações de valorização e conscientização sobre causas ambientais. Nesta edição a temática abordada será "Árvores Nativas do Ceará".

O evento tem como objetivo englobar a sociedade civil (organizada ou não), estudantes e setores públicos na discussão sobre a importância do manejo e cuidado de espécies nativas e sobre os benefícios acarretam a escolha do plantio dessas árvores, desde sua concepção como sementes até o trato com a mesma depois de adulta.

A programação inicia dia 21/03 (próxima segunda-ferira) e acontece até o dia 25/03.

Arrasta para o lado e confira a programação completa! ?

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#MeioAmbiente 12/07/2021 AUTARQUIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE IRAUÇUBA IRAUÇUBA SEDIA REUNIÃO DO CONSÓRCIO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO VALE DO CURU

O Município de Irauçuba sediou na tarde de quinta-feira (08), reunião do Consórcio de Manejo Resíduos Sólidos do Vale do Curu (CORES - VALE). Foi apresentado o planejamento de atividades e plano de aplicação financeira. O momento foi conduzido por Daniel Gomes, Superintendente do Consórcio.

Entre as pautas da reunião, foi estabelecida a política de pré-aterro, que consiste em fazer centrais de tratamento, reciclagem, reuso e compostagem. A compostagem, por exemplo, consiste em separar o material orgânico do lixo seco. O material orgânico pode ser aproveitado inclusive em viveiros, enquanto o lixo seco é totalmente reciclado.

Todas as ações dependem também do trabalho de conscientização da população em geral.

Estiveram presentes secretários municipais, vereadores e a Superintendente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Irauçuba (AMMAI), Mariana Aquino. O consórcio compreende os municípios de Apuiarés, Itapajé, Pentecoste, General Sampaio e Irauçuba.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

www.iraucuba.ce.gov.br
Emitido dia 30/04/2024 às 17:26:04