CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#DesenvolvimentoRural 23/04/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE IRAUÇUBA RECEBE DOIS TRATORES AGRÍCOLAS JUNTO AO DNOCS

A semana começa com boas notícias. Nesta manhã de segunda-feira (22/04), a comitiva de Irauçuba foi composta pelo vice-prefeito Nego Barbosa, pela Secretária de Desenvolvimento Rural, Josiane Braga, vereador Antônio do Eudo e pelos presidentes de associação Jayne Bastos e Antônio de Paula, respectivamente, da Associação de Riacho do Barro (região do distrito de Campinas) e da Associação de Cajazeiras (região do distrito de Missí).

Com valioso apoio do Deputado Federal Danilo forte foi possível a conquista! Os equipamentos serão direcionados para ajudar o homem do campo nas áreas das quais as associações abrangem. O recebimento dos tratores aconteceu em Fortaleza e logo logo serão entregues nas comunidades com muita alegria. ??

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 05/10/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE CONVITE

O Governo Municipal de Irauçuba, através da Secretaria de Desenvolvimenro Rural e Meio Ambiente, tem alegria de convidá-lo para participar do SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE OPORTUNIDADE DE CRÉDITO PARA A PRODUÇÃO RURAL E APRESENTAÇÃO DO SISTEMA DE TRABALHO DA EMATERCE.

O evento será realizado nesta sexta-feira, dia 6 de outubro, às 8h00 da manhã no Centro de Convivência da Pessoa Idosa e contará com a participação de Willame Santos - Gerente do Banco do Nordeste (Agência Itapajé) e Inácio Mariano Presidente da EMATERCE.

O Seminário é aberto ao público em geral, autoridades municipais e interessados no assunto, em especial aos agricultores familiares e produtores rurais de médio porte. Contamos com a sua presença neste momento importante para agricultura familiar de Irauçuba!!

??? 06.10 - Sexta-feira

? 8h00

??Centro de Convivência da Pessoa Idosa

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 22/09/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE MAIS UM PASSO PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE CARBONO SOCIAL COMUNITÁRIO NA AGRICULTURA FAMILIAR

Nesta quinta-feira (21), foi realizado no Centro de Convivência da Pessoa Idosa Oficina para construção do Projeto Carbono Social Comunitário. A iniciativa é uma parceria do Governo Municipal de Irauçuba através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente com Fundação Cepema, Rede Eco Ceará e Rede Internacional Terra do Futuro.

Os presentes participaram de oficina para a construção do Plano de Trabalho que irá direcionar as ações do Projeto Carbono Social Comunitário na Agricultura Familiar, com as seguintes dinâmicas: divisão de grupos temáticos, explanação de temas voltadas para áreas específicas onde o projeto irá atuar, roda de conversa, apresentação de propostas e explanação de linhas de crédito pela equipe do Banco do Nordeste para financiamento das ações a serem desenvolvidas nas comunidades.

Em breve a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente abrirá período de inscrições para as famílias que desejarem participar deste importante projeto.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 21/08/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE REALIZADA APRESENTAÇÃO DO PROJETO CARBONO SOCIAL COMUNITÁRIO EM IRAUÇUBA

A Prefeitura Municipal de Irauçuba em parceria Fundação Cepema e Rede EcoCeará de Agroecologia realizaram na manhã deste dia 18 de agosto, no Centro do Idoso apresentação do Projeto de Carbono Social Comunitário na Agricultura Familiar.

O evento contou com grande participação de presidentes de associações comunitárias de Irauçuba e também representações de importantes órgãos como IBAMA, Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Ematerce e ADAGRI.

O Projeto visa promover a soberania alimentar, o combate à fome, e a economia circular entre agricultoras e agricultores familiares do município a partir de sistemas de governança adaptativa sustentável e inclusiva que beneficiará 1000 famílias de produtores rurais da agricultura familiar local.

O objetivo é implementar já nos próximos meses essa importante ação, que não só ajudará na geração de renda para os agricultores familiares, mas também, será uma grande ação em prol do meio ambiente, na recuperação de floras e restauração de áreas degradadas em processo de desertificação, ajudando também na despoluição do clima, através de plantação de árvores nativas.

Um dos principais critérios para Irauçuba ser pioneiro na execução do Projeto foi a organização social existente e diálogo entre Gestão e movimento social.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 17/08/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE É AMANHÃ

Lançamento do Projeto CARBONO SOCIAL COMUNITÁRIO DA AGRICULTURA FAMILIAR. Este é um Projeto Piloto inovador e Irauçuba será o primeiro Município e executá-lo. ????

Venha conhecer e participar!

Uma importante parceria com a Fundação Cepema e a Rede EcoCeará.

A sua participação é de grande importância para o sucesso do Projeto!

??? 18/08 - Amanhã

? 9h00

??Centro de Convivência da Pessoa Idosa

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 16/08/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE CONVITE

Lançaremos em nosso Município, em parceria com a Fundação Cepema e a Rede EcoCeará, o Projeto CARBONO SOCIAL COMUNITÁRIO DA AGRICULTURA FAMILIAR. Este é um Projeto Piloto inovador e Irauçuba será o primeiro Município e executá-lo. ????

Venha conhecer e participar!

A sua participação é de grande importância para o sucesso do Projeto!

??? 18/08 - Sexta-feira

? 9h00

??Centro de Convivência da Pessoa Idosa

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 03/08/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE MAIS UMA GRANDE AÇÃO PARA HOMEM DO CAMPO - SERÁ LANÇADO O PROJETO DE CARBONO SOCIAL COMUNITÁRIO NA AGRICULTURA FAMILIAR

O Governo Municipal de Irauçuba, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, junto à Fundação CEPEMA e a Rede EcoCeará de Agroecologia, têm a alegria de convidar a todos para o lançamento do PROJETO DE CARBONO SOCIAL COMUNITÁRIO NA AGRICULTURA FAMILIAR, que acontecerá no próximo dia 15 de agosto, às 9h00, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa.

O Projeto visa promover a soberania alimentar, o combate à fome, e a economia circular entre agricultoras e agricultores familiares do município a partir de sistemas de governança adaptativa sustentável e inclusiva.

Venha conhecer o Projeto e participar!! Os beneficiários terão acesso ao processo de certificação para comercialização no mercado de crédito de carbono.

Esta é uma ação grandiosa na área ambiental, social e econômica para o nosso Município, portanto a sua presença é de grande importância.

??? 15 de agosto

? 9h00

??Centro de Convivência da Pessoa Idosa

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE. FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 30/06/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE SALA DA CIDADANIA DO INCRA NA SDR ESTÁ EM PLENO FUNCIONAMENTO

No dia 20 de junho na Sala da Cidadania do INCRA, que funciona na Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, foi emitido o primeiro CAF (Cadastro da Agricultura Familiar) para uma família do Assentamento Saco Verde/Barreiras.

Trata-se de um documento importantíssimo que substitui a DAP e fornece ao agricultor familiar todos os seus direitos perante as políticas públicas de nosso país.

A Secretária de Desenvolvimento Rural de nosso Município, Valéria Bastos, além de estar contente com a parceria para facilitar a vida do homem do campo de Irauçuba, também parabenizou o servidor responsável pela Sala: "Parabenizo nosso colaborador Moisés do Vale que está à frente desta pasta e tem feito um grande trabalho".

O CAF para os Assentados Federais só era retirado na sede do INCRA em Fortaleza e com esta parceria hoje o agricultor só precisa se deslocar até a sede da SDR em nosso Município.

Além das solicitações de emissões de CAF, no local também é possível solicitar emissão de certidão do Assentado e solicitações do Programa Titula Brasil. Este é um trabalho exclusivo para os assentamentos de Irauçuba e está disponível de segunda à sexta-feira, de 7h30 às 17h00 na Sede da própria Secretaria, localizada à Rua Pedro Rodrigues de Oliveira, Nº 551.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 09/05/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE GOVERNO MUNICIPAL TRABALHA EM BUSCA DE SOLUÇÕES PARA A PROBLEMÁTICA DA RUA BEIRA RIO - DISTRITO DE JUÁ

No último sábado, dia 6, SISAR Sobral e Governo Municipal realizaram vista técnica ao distrito de Juá, mais especificamente a Rua Beira Rio para analisar o local e buscar soluções para amenizar a problemática de esgoto a céu aberto que existe naquela rua.

Representando o SISAR Sobral esteve o coordenador de qualidade de água Luan, representando a Prefeita Patrícia Barreto esteve o Diretor do Departamento Técnico de gestão dos sistemas de abastecimento d'água Luiz Azevedo e também o líder político Nonatinho. Também participaram da visita o Coordenador da ADL Juá, Nanzão Camelo, o vereador Felipe Fernandes, a Agente de Saúde e líder comunitária Valderina Fernandes e o Presidente da Federação das Associações Renato Julião.

Foram definidas 7 ações, nas quais está sendo feito orçamento para estas sete ações serem executadas e até a próxima quarta-feira, dia 10, será apresentado relatório para firmar termo de Cooperação entre Executivo Municipal e SISAR, com isso será realizada a ação de intervenção para melhorar a situação atual proporcionando bem-estar ao cidadão juaense.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 10/04/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE CURSO DE OPERADOR DE TRATOR AGRÍCOLA - FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Irauçuba, informa que estão abertas inscrições para o Curso de Operador de Trator agrícola (especificamente para aradagem).

As inscrições acontecem até dia 28 de abril na sede da própria Secretaria de Desenvolvimento Rural, localizada à Rua Pedro Rodrigues de Oliveira, nº 551, bairro São Luiz de Gonzaga, (próximo ao CRAS Sede).

Podem participar do curso pessoas a partir de 18 anos de idade. A documentação necessária para inscrição é: xerox de RG, CPF, comprovante de residência e telefone para contato.

O curso é uma parceria do Governo Municipal através da SDR com o SINRURAL (Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Sobral) e o SENAR (Serviço Nacional e Aprendizagem Rural).

Não perca tempo e faça já sua inscrição!

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 20/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE PRODETER NOTA 10 - BOM DE LEITE

Uma manhã de reconhecimento e aprendizado. O Governo Municipal de Irauçuba reuniu no Centro de Convivência da Pessoa Idosa nesta sexta-feira (17), os produtores para o prêmio PRODETER Nota 10 - Bom de Leite, uma iniciativa do Banco do Nordeste em parceria com a Administração Municipal.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Irauçuba, Valéria Bastos fez a abertura do evento que também contou com a Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Sra. Lúcia Sobreira.

Também deram sua contribuição enriquecendo mais ainda o momento com conhecimentos sobre manejo reprodutivo e nutrição de bovinos leiteiros, os veterinários Dr. Raul Dantas da Agener/Vet&Agro e Dr. Daniel Bastos do Sebrae.

Ao final do evento os produtores destaque na atividade leitera foram homenageados com troféus e medalhas.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 15/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE CONHEÇA A NOVA SECRETÁRIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE DE IRAUÇUBA

Valéria Maria Bastos Maia Vaz é Técnica em Agropecuária formada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; é bacharela em administração, possui habilitação profissional para o ensino de 1ª a 4ª serie, intensivo pedagógico, além de ser pós-graduanda em liderança e gestão de equipes.

Já atuou como agente de microcrédito rural, pelo INEC; foi agente rural junto a EMATERCE e atualmente atuava como técnica agrícola na Secretaria de Desenvolvimento Rural de nosso Município. Possui vasta experiência na área, portanto, qualificada para assumir o cargo e enfrentar os desafios para trabalhar pelo homem do campo irauçubense.

Valéria foi empossada pela Prefeita Patrícia Barreto no início da noite desta terça-feira (14/03), em solenidade realizada no auditório da Secretaria da Educação.

O evento foi transmitido aqui em nossa Página Oficial no Facebook.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 14/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE IRAUÇUBA SÃO CONTEMPLADOS COM "AUXÍLIO CATADOR" NO VALOR DE R$ 325,50 POR MÊS.

Atitudes transformadoras, geram resultados extraordinários. Mais uma conquista, depois de toda uma mobilização, trabalho coletivo, empenho e dedicação a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDR) através da Autarquia de Meio Ambiente (AMMAI) conseguiu habilitar 26 catadores de materiais recicláveis do Município de Irauçuba no Programa "Auxílio Catador" lançado pelo Governo do Estado.

O Programa Auxílio Catador tem, como objetivo contribuir para a mobilidade social dos catadores, fortalecer o associativismo na categoria de catadores, ampliar sua renda per capita, dessa forma, o Programa Auxílio Catador repassa o valor financeiro diretamente aos catadores, por meio de cartão bancário personalizado assegurando os profissionais mais dignidade e inclusão social.

Relação dos beneficiários:

01.ANTONIA GOMES DO NASCIMENTO

02.ANTONIA HELENA RODRIGUES MOTA

03.ANTONIO CARLOS SILVA TAVEIRA

04.ANTONIO FABIO COELHO FARIAS

05.ANTONIO GOMES DO NASCIMENTO

06.CARLOS ANDRE ANDRADE SALES

07.DAVI ALEXANDRE ARAUJO CUNHA

08.DAVID DE SOUSA LIMA

09.DIONES PEREIRA DE LIMA SILVA

10.EMANUEL BRAGA MOTA

11.FRANCISCO FERNANDO ALMEIDA BARROSO

12.FRANCISCO MESQUITA ÁVILA

13.JOSE AIRTON JUSTINO LIMA

14.JULIANO LIMA DE SOUSA

15.LEANDRO FARIAS LIMA

16.LUIS MORAIS OLIVEIRA

17.MARIA CLAUDIANA SOUSA SALES

18.MARIA MILENA FERREIRA DE SOUSA

19.MISSIAS SOUSA FERREIRA

20.PAULO BENSON DOS SANTOS RODRIGUES

21.PAULO SERGIO BEZERRA SILVA

22.PAULO SERGIO DA SILVA PINTO

23.PEDRO RODRIGUES BRAGA FILHO

24.RAIMUNDO ELIANO SILVA

25.ROBSON WELLINGTON SOUSA GOMES

26.TEMISTOCLES DE LIMA TAVEIRA

Parabéns aos catadores contemplados, é mais renda, é mais dignidade!!

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 27/02/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL E MEIO AMBIENTE 2ª EDIÇÃO DO PROJETO OURO BRANCO É LANÇADA

Nesta manhã de sexta feira (24), o Governo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente realizou o lançamento oficial da 2ª Edição do Projeto Ouro Branco, visando a revitalização da cultura do algodão em Irauçuba.

Neste ano temos como meta o plantio de 40 hectares de algodão.

Na oportunidade do evento, agricultores assinaram termo de compromisso com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, firmando parceira para boa efetivação do Projeto no município, também foi entregue aos produtores sementes de algodão para que possam iniciar nos próximos dias o plantio.

A Prefeitura de Irauçuba fez um investimento para garantir a todos os produtores a semente do algodão, os defensivos biológicos para o controle de pragas, principalmente do bicudo e da lagarta, além de garantir hora de arado e assistência técnica desde o início até a comercialização do produto.

O Projeto tem uma parceira com a Universidade Federal do Cariri e a Associação dos Produtores de Algodão do Estado do Ceará.

Na ocasião estiveram presentes o vice-prefeito Sr. Nego Barbosa, Professor Sebastião Cavalcante representando a Universidade Federal do Cariri; Daniel

Saraiva representando a ADRAGI, vereador Xavier Asevedo; Renato Julião Presidente da Federação das Associações de Irauçuba e Sr. Luiz do Vale Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Irauçuba.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 08/02/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE LOCALIDADE DE MIRANDA CELEBRA INAUGURAÇÃO DE ADUTORA

O Governo Municipal de Irauçuba realizou na noite desta terça-feira (07), evento para celebrar a inauguração da adutora na localidade de Miranda.

Todas as 37 famílias da localidade agora tem água encanada, uma grande conquista que simboliza o resultado de muito trabalho e dedicação em cumprir metas para a melhoria da qualidade de vida dos irauçubenses. Para que as famílias fossem contempladas de forma completa até a compra de hidrômetros ficou por conta da Administração.

O Governo Municipal teve a iniciativa de se responsabilizar pela perfuração e instalação de poço profundo, e adquiriu dessalinizador para fornecer água boa para consumo humano. A Prefeita Patrícia Barreto vem trabalhando para cumprir a meta de universalizar do acesso a água através de muito esforço e boas parcerias.

O evento foi transmitido através de live na nossa página oficial em Facebook.com/pmiraucuba.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 18/01/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE IRAUÇUBA RECEBE SEMENTES DO PROGRAMA HORA DE PLANTAR

Nesta manhã de sexta-feira (13), o Secretário de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Irauçuba, Júlio Brasil acompanhou o recebimento de sementes de milho e sorgo do Projeto Hora de Plantar.

São mais de 10 toneladas que serão distribuídas para o homem do campo irauçubense. Uma parceria com Governo do Estado e Emarterce. Com mais esta ação vamos fortalecer ainda mais a agricultura familiar, utilizando sementes e elevando a produtividade da cultura agrícola do Município.

Em breve divulgaremos cronograma de entrega.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 07/12/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE GOVERNO MUNICIPAL REALIZA PROCESSO SELETIVO PARA O CARGO DE SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO RURAL

Nesta terça-feira (06), foi realizado processo seletivo em que reuniu na Escola Paulo Bastos os candidatos ao cargo de Secretário (a) de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Irauçuba.

No dia 9 de novembro, ao anunciar a realização deste processo seletivo, a Prefeita Patrícia Barreto destacou em publicação nas suas redes sociais que a iniciativa é "movida pelo compromisso de promover a eficiência na gestão pública de nosso Município".

Estiveram presentes 24 candidatos que foram submetidos por avaliação da banca a partir de currículo, entrevista, dinâmica de grupo e apresentação de propostas para o fortalecimento das políticas de responsabilidade da SDR.

A banca avaliadora é composta por representação do Executivo Municipal, Legislativo Municipal e movimento social de Irauçuba. Logo que houver definição sobre o novo Secretário da pasta, será dada ampla divulgação.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 28/11/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE MAIS 24 POÇOS PROFUNDOS SERÃO PERFURADOS EM IRAUÇUBA

A partir de articulação política através da Prefeita Patrícia Barreto e do líder político Nonatinho foi conquistado, junto ao Deputado Danilo Forte, mais 24 poços profundos para Irauçuba pela FUNASA.

O objetivo é zerar a demanda de perfuração de poços profundos em nosso município levando mais qualidade de vida às famílias através do acesso à água.

Dos 24 poços, dezessete já tinham local estabelecido conforme as demandas existentes na Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, os outros sete locais foram definidos no Alianças da Cidadania realizado na quinta-feira (24), de forma democrática através de votação com os presidentes de associação, secretários municipais e vereadores.

Dessa forma, ficou definido na votação que serão perfurados poços profundos em:

1. Cidade - Juá

2. Mundo Novo - Missí

3. Campinas - Sede do Distrito

4. Mondubim - Distrito de Campinas

5. Rajada - Missí

6. Manoel Dias - Coité

7. Miranda - Campinas

A lista inicial com as demandas existentes na Secretaria já possui:

1. Saco Verde

2. Riachão do Gabriel dos Mirandas

3. Livramento

4. Assentamento Almas, Distrito de Juá

5. Alto da Mangueira - Missí

6. Riacho do Salobro - Juá

7. Fazenda Carnaúba - Campinas

8. Miramar - Juá

9. Vila Campina - Cachoeira-Jerimum

10. Firino - Missí

11. Cacimba Salgada

12. Vila Almeida - São Joaquim

13. Vila Cândido - Riacho do Meio

14. Sítio Lolaia

15. Costa - Coité

16. Olho D'água - Boa Vista do Caxitoré

17. Riacho do Barro - Campinas

Totalizando assim 24 poços que serão perfurados em breve em nosso Município!!

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 25/11/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE PREFEITA PATRÍCIA BARRETO LANÇA EDITAL PARA PRODETER/ ARADO DE TERRA

A Prefeita Patrícia Barreto lançou no Fórum Alianças da Cidadania, realizado nesta quinta-feira (24), o Edital 001/2022 da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, que visa o credenciamento de Associações Rurais para cadastrar agricultores da agricultura familiar através do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODETER)/ Arado de Terra.

O objetivo é atender às demandas de aração de terras no período chuvoso para possibilitar a produção agrícola municipal na zona rural de Irauçuba. Ao todo, será ofertado um total de 300 horas de arado de terra.

As inscrições estarão abertas até o dia 28 de dezembro e podem ser feitas na Sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, localizada a Rua Pedro Rodrigues de Oliveira, Nº 551, Bairro São Luiz de Gonzaga, no horário de 8h00 às 12h00 em dias úteis. A lista dos agricultores selecionados será publicada em 11 de janeiro de 2023.

O edital completo encontra-se disponível em nosso site oficial e também pode ser acessado através do link abaixo:

https://iraucuba.ce.gov.br/.../EDITAL_001_2022_0000001.pdf

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDODORA

#DesenvolvimentoRural 10/11/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE SELEÇÃO PARA CARGO DE GESTOR DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE

SELEÇÃO PARA CARGO DE GESTOR DA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE

A Prefeita Patrícia Barreto anunciou no início desta tarde de quarta-feira (09), em suas redes sociais a abertura de seleção para o cargo de Gestor da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente do nosso Município.

A gestora destacou:

" Movidos pelo compromisso de promover a eficiência na gestão pública de nosso município, utilizaremos de processo seletivo para definirmos novo gestor desta área de gestão tão importante.

Atualmente Júlio Brasil, gestor público experiente e comprometido, é o Secretário, mas por questões de projetos pessoais, não poderá continuar a partir de 2023. Por isso, com tempo, queremos definir o próximo Secretário.

Desta forma se você tem motivação pelo serviço público, e acredita reunir competências e habilidades para o exercício deste importante cargo da gestão de nosso município, inscreva-se para esta seleção enviando seu currículo para o e-mail prefeita@iraucuba.ce.gov.br

Sobre a seleção, será via currículo, entrevista, dinâmica de grupo e apresentação de propostas para o fortalecimento das políticas de responsabilidade desta Secretaria."

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 01/11/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE CAPACITAÇÃO PARA CRIAÇÃO DE CAMARÕES E DOAÇÃO DE UM REFRIGERADOR PARA O PAB

SDR CONQUISTA JUNTO À SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO CAPACITAÇÃO PARA CRIAÇÃO DE CAMARÕES E DOAÇÃO DE UM REFRIGERADOR PARA O PAB

O Secretário de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Irauçuba, Júlio Brasil, esteve no último dia 25 de outubro reunido com a Secretária de Desenvolvimento Agrário do Estado, Sra. Ana Tereza Barbosa de Carvalho, em Fortaleza, oportunidade na qual fez algumas solicitações para o Município de Irauçuba.

O Secretário protocolou ofício solicitando à Sra. Ana Tereza a realização de capacitação para a criação de camarões, levando em conta que a aquicultura é uma importante atividade econômica que pode melhorar as condições de vida e desenvolvimento das comunidades. A resposta foi imediata e positiva, sendo que uma das três comunidades beneficiadas com o curso será a Vila Mendes, onde foi realizada recentemente a inauguração do sistema simplificado de abastecimento d'água, ocasião em que foi sugerida a criação de camarões como alternativa de geração de renda para aquela comunidade.

Foi levado ainda ao conhecimento da Secretária uma demanda de doação de um refrigerador vertical para o Programa Alimenta Brasil (PAB) para aprimorar o armazenamento e entrega de alimentos distribuídos para a população em situação de vulnerabilidade social através do PAB, sendo que de imediato fomos atendidos, portanto, mais uma conquista.

Na oportunidade, a Secretária confirmou presença no I Festanejo de Irauçuba, que será realizado em dezembro e em breve será divulgada a programação completa.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 24/10/2022 SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA, TRÂNSITO, TRANSPORTE E ADMINISTRAÇÃO VIÁRIA GARANTIA SAFRA - MAIS 160 VAGAS GARANTIDAS PARA AGRICULTORES DE IRAUÇUBA

O Secretário de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Irauçuba, Júlio Brasil, esteve na Coordenação Estadual do Programa Garantia Safra na manhã de sexta-feira (21), em reunião com o Coordenador Estadual, o Sr. Arimatéia, oportunidade em que conversou sobre a ampliação do número de vagas do programa referente ao ano 2022/ 2023, pois os números de vagas disponíveis atualmente não atende as demandas existentes, na ocasião foi autorizado para o Município de Irauçuba mais 160 vagas totalizando agora 1.564 beneficiários!

O Garantia-Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de Municípios sistematicamente sujeitos a perda de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.

Com a mudança do valor do benefício de R$ 850,00 para R$ 1.200,00, a ampliação das 160 vagas a mais para Irauçuba, significa R$ 192.000,00 mil reais nas mãos dos produtores rurais do nosso município.

"Motivo de alegria saber que através do nosso trabalho vamos garantir aos nossos agricultores que estavam no cadastro de reserva a inclusão no Programa, isso significa amenizar os prejuízos causados ao homem do campo e a garantia de uma qualidade vida melhor em tempo de escassez ao produtor rural", destacou Júlio Brasil.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 21/10/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE IRAUÇUBA RECEBE TRATOR DO GOVERNO DO ESTADO NESTA QUINTA-FEIRA (20)

Mais benefícios para o homem e mulher do campo Irauçubense. Nesta quinta-feira (20), o Prefeito em exercício Nego Barbosa e o Secretário de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Irauçuba, Júlio Brasil, estiveram na Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado para receberem das mãos da Governadora Izolda Cela a chave de um trator da Política de Incremento e de Modernização da Atividade Agrícola do Ceará.

Neste segundo lote, dos 39 veículos entregues, 1 vem para o nosso Município e isto muito nos alegra pois contribui significativamente com a atividade agrícola dos irauçubenses. O Deputado Estadual Osmar Baquit também esteve no evento.

A ação contempla a lei nº 17.609, de 6 de agosto de 2021, que prevê a ampliação das áreas cultivadas no Ceará, por meio da disponibilização de insumos tecnológicos que tornem as etapas do processo agrícola mais rápidas e econômicas, com consequente aumento da produtividade.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 29/08/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE BENEFICIÁRIOS DO PROJETO MANDALLA CONCLUEM PRIMEIRO MÓDULO DO CURSO

Nesta quinta-feira (25), foi encerrada a primeira etapa do curso ofertado em parceria com o Governo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SDR) e Governo do Estado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) referente ao Projeto Mandalla.

O sistema Mandala para produção de alimentos é um projeto inovador, que além de trabalhar com produção orgânica por meio da agricultura familiar, possibilita às famílias rurais da região uma melhor condição de vida, do ponto de vista econômico e social.

Os participantes tiveram aulas práticas e teóricas para construção de uma Mandalla, a partir de então serão multiplicadores do conhecimento em suas localidades. No mês de outubro os instrutores estarão novamente no Município para acompanhamento e realização de outros módulos.

O Projeto Mandalla Mais Infância preconiza que as famílias beneficiárias tenham crianças no círculo familiar, pois, a princípio, a produção alimentar objetiva auxiliar no sustento da família, porém, de acordo com a produção e desenvolvimento pode se tornar também uma excelente fonte de renda.

O Prefeito em exercício, Nego Barbosa, esteve presente na finalização do primeiro módulo do Projeto, que foi executado na localidade de Mandacarú.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 24/08/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE KELLYSON BARBOSA ASSUME A SDR TEMPORARIAMENTE, POR 40 DIAS, EM RAZÃO DO AFASTAMENTO DE JÚLIO BRASIL

O jovem Kellyson da Silva Barbosa, assume a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Irauçuba pelo período de 40 dias, no qual Júlio Brasil estará afastado, a pedido.

Kellyson é Técnico em Agropecuária, filho de Irauçuba, residente no distrito de Missi, trabalhou como técnico agrícola no Instituto Agropolos do Ceará, EMATER-CE (Empresa de Assistência Técnica e de Extensão Rural), CETRA (Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador). Recentemente esteve como Técnico da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente), prestando assistência técnica a agricultores residentes na ADL do Juá. Tem vasto conhecimento na área, o que poderá aplicar para o bom desempenho de suas funções pelo período em que estiver à frente da Secretaria.

Desejamos um bom trabalho liderando a SDR em prol do homem do campo Irauçubense durante esta temporada.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 24/08/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE INICIADO PROJETO MANDALLA EM IRAUÇUBA

Nesta segunda-feira, dia 22 de agosto, na localidade de Mandacarú, foram iniciadas as atividades do Projeto Mandalla, uma parceria do Governo municipal de Irauçuba com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará.

O Projeto visa a conjugação de esforços de ambas as partes para a implantação/execução e a capacitação dos técnicos e produtores.

A manhã da segunda-feira iniciou com aula teórica para os participantes sobre como fazer uma mandala e logo em seguida já colocaram em prática o conhecimento.

Ao todo, 23 famílias são beneficiadas com o Projeto.

O curso está previsto para acontecer até a sexta-feira (26) e é dividido em dois módulos com carga horária total de 64h/aula.

A chefe de gabinete, Janaelle Mota, esteve no local para acompanhar o início das atividades.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 12/08/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE AÇUDE JANDIRA RECONSTRUÍDO

No final da tarde da quarta-feira, dia 10 de agosto, comunidade e autoridades se reuniram na localidade de Cachoeira para prestigiarem a inauguração da reconstrução do Açude Jandira!

A obra de reconstrução incluiu, entre outros, o aumento da parede em extensão e altura, portanto, o reservatório agora tem capacidade hídrica para 70.505,33m³.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 26/07/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE SDR PROMOVE REUNIÃO COM PRODUTORES E CRIADORES RURAIS DE IRAUÇUBA

Nesta segunda-feira (25), o Governo Municipal de Irauçuba, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, promoveu importante reunião com a realização de palestras sobre temas fundamentais para os produtores e criadores rurais do Município.

Os convidados que ministraram palestra foram: Daniel Bastos (Zootecnista com especialização em bovinocultura e ovinocaprinocultura), que abordou o tema

"Alimentação de bovinos em época de estiagem"; Edneudo Pontes (Zootecnista com especialização em bovinocultura de leite e apicultura) que apresentou um diagnóstico da bovinocultura de leite em Irauçuba; Também deu a sua contribuição o representante comercial Fábio Victor que discorreu sobre orientações de compras coletivas.

Vale destacar de forma especial os esclarecimentos sobre o processo de compra coletiva, iniciativa que incentiva o produtor rural a adquirir insumos em parcerias com outros produtores reduzindo os custos e impactando diretamente nos lucros. Esta é também uma das metas da Secretaria de Desenvolvimento Rural para 2022.

Além dos palestrantes, estiveram presentes na reunião o Prefeito em exercício Nego Barbosa, Secretário da pasta responsável Júlio Brasil, representando o Banco do Nordeste a Sra. Lúcia Sobreira, Técnicos da Secretaria e produtores e criadores do Município de Irauçuba.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 08/07/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE MUNICÍPIO DE IRAUÇUBA REALIZA PEIXAMENTO DE AÇUDES PÚBLICOS

Município de Irauçuba em parceira com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado recebeu a quantia de 70.000 alevinos de Tilápia e Tambaqui.

Na manhã desta quinta-feira (07), iniciou-se a distribuição dos peixes para diversos açudes em várias localidades do município. Ação realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente em parceria com as Associações e Colônia de Pescadores do Município, faz parte do

"Programa de Peixamento dos açudes públicos nos Municípios do Estado do Ceará" e tem como objetivo diversificar as fontes de renda dos produtores rurais, fortalecendo a economia do município e estimulando a produção e o consumo de peixe, além de contribuir para melhoria da qualidade de vida e renda das famílias garantindo uma alimentação saudável para as famílias de baixa renda, principalmente as que residem nas comunidades rurais que dependem do açude para sobrevivência.

Ao todo, 14 açudes receberão peixamento nesta quinta-feira (07), os primeiros foram os Açudes Paulo Bastos e Açude Jorge Domingues, na Sede do Município, cada um deles com 2.000 alevinos.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 05/07/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE IRAUÇUBA LEVA TECNOLOGIA E INOVAÇÕES PARA O PEQUENO PRODUTOR RURAL

Na última quarta-feira (29), a localidade de Bueno, distrito de Missí, em Irauçuba recebeu o técnico Rithiele Dantas da Ematerce para realização de capacitação do pequeno produtor rural.

Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Irauc¸uba que tem a frente o Secretário Júlio Brasil, a capacitação teve como objetivo ensinar o cultivo do milho hidropônico para os agricultores, mostrando suas vantagens como resultado rápido e o fornecimento volumoso de qualidade, com alto valor energético e protéico para alimentação animal.

É o Governo Municipal de Irauçuba capacitando, incentivando e valorizando cada vez mais o pequeno agricultor.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 06/06/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL FIRMA PARCERIA E ARTICULA AÇÕES PARA A CAPACITAÇÃO DE PRODUTORES RURAIS

A SDR de Irauçuba iniciou a semana com assinatura do termo de parceria com a Ematerce. O objetivo é promover capacitação sobre hidroponia do milho para agricultores e criadores do município.

A Hidroponia é um sistema de cultivo, dentro de estufas sem uso de solo. Os nutrientes que a planta precisa para desenvolvimento e produção são fornecidos somente por água enriquecida (solução nutritiva) com os elementos necessários

O milho hidropônico é altamente palatável, ou seja, mais saboroso ao paladar, e atende às necessidades de manutenção do gado leiteiro e de corte, assim como também pode ser utilizado na complementação alimentar de outros animais, tais como: aves, equinos, suínos, peixes, ovinos e caprinos.

A iniciativa é uma alternativa prática e eficiente para enfrentar a estiagem, o resultado é rápido com fornecimento volumoso de qualidade, além do baixo custo, tem alto valor energético e protéico para uma boa alimentação animal.

Em breve será divulgado o período de inscrições e a data da capacitação.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 27/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE IRAUÇUBA DISPONIBILIZA DE NÚCLEO MUNICIPAL DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

A Prefeitura de Irauçuba através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente oferta apoio técnico através do Programa Titula Brasil.

O Programa tem como objetivo apoiar a titulação de assentamentos e de áreas públicas rurais da União e do Incra passíveis de regularização por meio de parcerias com o Município.

Nesta semana a Assessoria Técnica da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, através do Técnico Ivan Melo, esteve na sede da Associação do Assentamento Arraia, realizando reunião com os moradores para iniciar a elaboração do pré-projeto de titulação do Assentamento. Mais Cidadania para nossos Munícipes.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 23/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE GOVERNO MUNICIPAL REALIZA VACINAÇÃO ASSISTIDA CONTRA FEBRE AFTOSA EM BOVINOS.

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, realizou, nesta quinta -feira (19/05), a vacinação assistida contra a Febre Aftosa em bovinos na comunidade de Mandacaru, na propriedade do Sr. José Raimundo Ferreira.

Dezenas de animais foram vacinados na ação. A vacinação assistida é um dos serviços oferecidos pelo Departamento Agropecuário através dos técnicos agrícolas da Secretaria durante a campanha de vacinação contra a Febre Aftosa no Estado.

Estiveram acompanhado a vacinação assistida, os técnicos agrícola da Secretaria Claudio Regis e Ivan Braga, a Diretora do Departamento Agropecuário a Patrícia Mesquita e os técnicos Tânia Elizabeth e Daniel Victor, representando a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) responsável pela campanha no estado.

A campanha tem como objetivo, vacinar bovinos e bubalinos de todas as idades contra a doença que causa febre e lesões na boca e patas dos animais.

Além do serviço de vacinação assistida, a Secretaria de Desenvolvimento Rural atua dando todo o suporte necessário aos produtores acompanhamdo-o no acesso ao sistema da ADAGRI, possibilitando a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), ficha sanitária e declarações de vacinação.

Irauçuba 65 anos.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 23/05/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE PRIMEIRA ASSOCIAÇÃO DE IRAUÇUBA É CONTEMPLADA COM O PROGRAMA MUNICIPAL DE MELHORAMENTO GENÉTICO DE OVINOS.

O Governo Municipal atravéz da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, lança o Projeto de Melhoramento Genético de Ovinos com objetivo de melhorar a genética proporcionando ganho de peso, sanidade, desempenho reprodutivo e qualidade da carcaça do rebanho do pequeno produtor de Irauçuba.

A equipe técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Rural esteve na Associação do Olho D'agua da Esperança para realizar a entrega do reprodutor itinerante da raça Santa Inês, que ficará a disposição dos criadores da comunidade.

O Sr. Raimundo Bastos foi o primeiro produtor a receber o reprodutor em sua propriedade.

Na oportunidade a Sra Verônica Ramos Presidente da Associação e a Diretora do Departamento Agrícola representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Sra. Patrícia Mesquita, celebraram termo de parceria entre si.

Com essa parceira, entre Secretaria e Associação, a comunidade além de receber o reprodutor itinerante, terá através da Técnica Agrícola Valéria Bastos todo o suporte necessário e orientações técnicas no acompanhamento do projeto, para que tenhamos os objetivos alcançados por meio do melhoramento genético do rebanho.

Irauçuba 65 anos.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA.

#DesenvolvimentoRural 22/02/2022 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL PROJETO ÁGUAS NO SERTÃO - Irauçuba é nota 100!

O Projeto Águas no Sertão concluiu nesta segunda-feira (21) a meta de construir 100 pequenos Açudes em Irauçuba (na Sede, localidades e distritos). O centésimo açude foi construído no distrito de Coité, na localidade de São Pedro, e reuniu autoridades locais e populares que acompanharam os últimos minutos de trabalho da máquina na execução do serviço que, ao finalizar, foi motivo de muita comemoração pelo benefício ofertado.

Executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural de Irauçuba, o objetivo principal do Projeto foi fortalecer as localidades e pequenas propriedades rurais ampliando a capacidade de reserva hídrica para a produção agrícola e pecuária por meio da construção dos pequenos açudes. O potencial agrícola e pecuário de Irauçuba é evidente, no entanto, uma das grandes dificuldades para seu desenvolvimento é a disponibilidade de água.

A produção rural e a qualidade de vida no campo são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer município, portanto, o Governo Municipal lançou o Projeto Águas no Sertão com um ousado objetivo e já o destacando como importante ação para o fortalecimento hídrico no meio rural.

A Prefeita Patrícia Barreto, além de expressar sua alegria com a conclusão da meta, em seu pronunciamento anunciou que em breve será lançada a segunda etapa do "Águas no Sertão".

ADMINITRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 16/02/2022 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL GOVERNO MUNICIPAL DE IRAUÇUBA REALIZA ENTREGA DE SEMENTES E ENXADAS A AGRICULTORES NO DISTRITO DE MISSÍ

Foram entregues pela Prefeitura Municipal de Irauçuba, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que tem a frente o Vereador e Secretário Antônio do Eudo, sementes e enxadas para a Associação Comunitária dos Produtores Rurais e Artesão do Missi - ACOMPRAM e a seus associados.

Na ocasião também foram entregues sementes de algodão. O Secretário destacou: "Tive a alegria de ver uma reunião muito participativa com a reativação da

ACOMPRAM, que tem como presidente o meu amigo Mauro".

Esse trabalho vem sendo feito como compromisso de apoiar os agricultores de nosso município, algo que a Prefeita Patrícia Barreto tem sempre pensado e buscado realizar e dando total suporte para que ações como esta resultem na melhoria da qualidade de nossa população que reside nas zonas rurais.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE,FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 14/02/2022 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL É HORA DE PLANTAR EM IRAUÇUBA E OS AGRICULTORES JÁPREPARAM A TERRA

O Governo Municipal de Irauçuba, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural que tem a frente o Vereador Antônio do Eudo, tem mantido firme o compromisso com os agricultores.

A Gestão oferta o serviço de arado para preparação do plantio que, somente nesta sexta-feira 11/02, realizou o serviço contemplando cerca de 17 agricultores e serão muitos mais.

No início deste mês de fevereiro além das sementes doadas pelo Estado, a Prefeitura Municipal de Irauçuba comprou 2 toneladas de feijão com recurso inteiramente próprio e contemplou cerca de 1000 agricultores com 2(dois) kg de sementes para cada.

Com agricultores confiantes e esperançosos por um bom inverno e com o apoio integral mantido pela Gestão Municipal em breve teremos uma boa colheita que significa mais segurança alimentar, mais impulso no comércio local, melhora na economia e no desenvolvimento.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 10/11/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL O Governo Municipal de Irauçuba vem realizando a construção de pequenos açudes.

Buscando alternativas para amenizar a problemática de abastecimento de água.O Governo Municipal de Irauçuba vem realizando a construção de pequenos açudes.

O Projeto "Águas no Sertão", tem como meta a construção de 100 pequenos reservatórios de água.

Já foram construídos 18 (dezoito) pequenos reservatórios na região do Distrito do Juá, e na data de hoje foi iniciado na região do Distrito do Missi.

O Secretário de Desenvolvimento Rural Recursos Hídricos e Meio Ambiente Antônio Azevedo de Melo, esteve acompanhando a obra.

Estaremos divulgando posteriormente as demais localidades a serem beneficiadas.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 03/11/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL GOVERNO MUNICIPAL DE IRAUÇUBA INVESTE EM REESTRUTURAÇÃO DOS PRÉDIOS PÚBLICOS

No início do mês de julho, a Prefeita Patrícia Barreto autorizou processo licitatório para contratação de empresa que realizaria a reforma da sede da SDR. Passados todos os trâmites legais, nesta quarta-feira (27), foi inaugurada a nova Sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Irauçuba.

O local foi totalmente revitalizado, ganhando uma estrutura moderna, equipamentos e material permanentes novinhos, tudo isso pra assegurar um atendimento de qualidade mostrando o merecido respeito ao trabalhador rural, usuário dos serviços públicos.

O lugar também abriga a Sede da AMMAI (Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Irauçuba).

Participaram do evento o Prefeito Interino do Município, Nego Barbosa, Parlamentares, Superintendência do INCRA, o líder político Nonatinho e lideranças dos movimentos organizados da sociedade civil, sendo abrilhantado também por servidores e produtores rurais que na ocasião apresentaram e ofereceram diversos pratos típicos da culinária local aos participantes, convidados e autoridades presentes.

Junto a nova estrutura também vieram as excelentes novidades trazidas pelo Superintendente Regional do INCRA, Luiz Fernando Castro, que socializou parcerias importantes para Irauçuba, dentre elas, um Núcleo Municipal de Regularização Fundiária para dentro da Secretaria de Desenvolvimento Rural e linhas de créditos voltados para assentados.

Em sinal de fé, Padre Joaquim Marinho da Paróquia São Luiz Gonzaga, realizou a benção do prédio ungindo-o em água benta após oração e então o Governo Municipal entregou ao povo de Irauçuba mais uma obra concluída.

ADMINISTRAÇÃO IRAÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 03/11/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL OPERAÇÃO CARRO PIPA

OPERAÇÃO CARRO PIPA: EXÉRCITO CHEGA A IRAUÇUBA PARA ESTABELECIMENTO DE ROTAS E MANACIAL PARA ABASTECIMENTO DAS COMUNIDADES

A Secretaria do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Irauçuba têm trabalhado incessantemente no atendimento a população do meio rural para o abastecimento de água em razão escassez hídrica. Ultimamente os esforços estão concentrados nos processos burocráticos de solicitação para retomada imediata do programa Operação Carro-pipa / OCP, suspensa por registro de boas chuvas e falta de recursos federais no ano 2019.

O pleito em nosso município é necessário pela falta de chuva no ano 2021, ja que estamos com registro em decreto por seca reconhecido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e Defesa Civil.

Na tarde desta segunda-feira (25), recebemos em nosso município a equipe do Exército Brasileiro representado pelo Subtenente Bandeira e o Cabo Santos Silva, responsável por planejar e realizar a logística de abastecimento e encarregados pela distribuição da água às comunidades afetadas. Os mesmos permanecerão no Município até fecharem as rotas das comunidades e o manancial que será cadastrado para abastecer as comunidades rurais.

Estiveram junto a equipe do Exército acompanhando de perto, o Secretário Antônio do Eudo e Luiz Azevedo, fazendo a rota do Missí e o Manancial da CAGECE.

ADMINISTRAÇÃO IRAÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 18/10/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL Cadastro para contratação de carro-pipa para distribuição de água potável para atender a demanda do nosso Município

A Prefeitura Municipal de Irauçuba através da Secretaria de Desenvolvimento Rural comunica que está aberto cadastro para contratação de carro-pipa para distribuição de água potável para atender a demanda do nosso Município.

Os interessados deverão procurar o Diretor de Recurso Hídricos Oséias de Paula de Sousa Aguiar, na Secretaria de Desenvolvimento Rural, situada a Rua Pedro Rodrigues de Oliveira nº 551, Bairro Luiz de Gonzaga próximo ao CRAS, ou pelo contato (88) 9 99085829.

O Governo Municipal de Irauçuba abre a oportunidade e desde já agradece a todos aqueles que estarão conosco engajados nessa luta.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 16/09/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL REATIVAÇÃO DO POÇO PROFUNDO NO MISSÍ

Na manhã desta quarta-feira, (15), o Secretario de Desenvolvimeto Rural e Meio Ambiente de Irauçuba Antônio do Eudo, acompanhou de perto a reativação do poço profundo na rua Walmar Braga no Distrito Missí.

A reativação deste poço profundo foi atendimento a um pedido da comunidade para o serviço que estava parado há mais de 6 meses.

Secretaria do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente em ação com a Administração Irauçuba Forte, Fraterna e Empreendedora.

#DesenvolvimentoRural 07/09/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL AMPLIAÇÃO DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA DA SEDE DO DISTRITO DE MISSÍ ESTÁ EM FASE BEM ADIANTADA

As obras de ampliação da Rede de distribuição de água da sede do distrito de Missí caminham a passos largos. Os serviços de escavação para instalação dos canos iniciaram na última segunda-feira (30) e já foram finalizados. O próximo passo é a realizar a ligação de engate rápido para as residências dos populares, que já será iniciado amanhã, 06 de setembro.

Ao todo, a ampliação tem extensão de 1.900 metros de rede, beneficiando assim 89 famílias em quatro ruas no Alto da Torre e duas no Alto da Mangueira.

A ação é uma iniciativa do Governo Municipal de Irauçuba em parceria com o Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR) e com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE). O objetivo é proporcionar cada vez mais segurança hídrica a um maior número de pessoas.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 26/08/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NA SEDE DO DISTRITO DE MISSÍ PASSA POR PROCESSO DE AMPLIAÇÃO

O Governo Municipal de Irauçuba em parceria com o Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR) e com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE) vem trabalhando para ampliar a rede de distribuição de água na sede do distrito de Missí.

Ao todo serão ampliados 1.834 metros de rede, sendo quatro ruas no Alto da Torre e duas no Alto da Mangueira, o que de imediato atenderá 89 famílias.

O Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Irauçuba, Fernando Fernandes e o Presidente da Associação e operador do sistema Luís Azevedo, visitaram as ruas que receberão a ampliação do abastecimento.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 24/08/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL IRAUÇUBA É O 2º MUNICÍPIO DO CEARÁ QUE MAIS APROVA PROPOSTAS JUNTO AO PROJETO SÃO JOSÉ IV

A partir da garantia da assistência técnica aos produtores, Irauçuba é hoje o 2º Município do estado do Ceará que mais aprova propostas junto ao Projeto São José IV (Produtivo), sendo cinco propostas aprovadas, dentre as quais projetos de artesanato, bovinocultura, ovinocultura e laticínio.

O Projeto São José IV trata-se de uma ação de Desenvolvimento Rural Sustentável, com caráter de política pública de iniciativa do Governo do Estado e executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

No Município de Irauçuba é a Secretaria do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente que está a frente dos trabalhos mostrando sua força através do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural), com destaque para as políticas públicas voltadas em contribuir com o homem e a mulher do campo.

Tudo isso também se dá pela eficácia do Associativismo e Cooperativismo Irauçubense, bastante estimulado pelo Governo Municipal, o que contribui diretamente com os processos de conquistas para as comunidades.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 23/08/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL MAIS POÇOS PROFUNDOS SÃO INSTALADOS EM IRAUÇUBA

O acesso a recursos hídricos é prioridade no Município. Portanto, recebemos hoje (21/08) em Irauçuba a equipe da Empresa Hidrosondas, contratada pela

Fundação Nacional de Saúde - FUNASA para instalação de cinco poços nas seguintes comunidades:

Pedra Ferrada;

Carnaubinha;

Juá de Cima;

Saco do Vento;

Maracanã.

Esta conquista é fruto do grande esforço da Prefeita Patrícia Barreto e do líder político Nonatinho, com o objetivo de contribuir cada vez mais com o bem estar e qualidade de vida das comunidades.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 18/08/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL PROJETO OURO BRANCO É APRESENTADO EM IRAUÇUBA

Na manhã desta segunda-feira (17), aconteceu na Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Irauçuba o seminário de apresentação do Projeto "Ouro Branco", que aborda a revitalização da Cultura do Algodão no Semiárido Nordestino.

O objetivo é implantar várias unidades demonstrativas em solo irauçubense para que nossos agricultores possam conhecer novas técnicas de plantio e combate ao bicudo. O bicudo é uma das pragas mais temidas das lavouras. Na década de 1980 e 1990 se alastrou rapidamente causando uma infestação jamais vista nos algodoeiros, destruindo plantações inteiras.

O seminário foi conduzido pelo professor da Universidade Federal do Cariri, Sebastião Cavalcante.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 12/08/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL MAIS UMA OBRA EM FASE CONCLUSIVA

SISTEMA DE ABASTECIMENTO D'AGUA DO RODEADOR

Finalmente obra de sistema de adutora no Assentamento Rodeador poderá ser entregue a comunidade em breve. A obra está em fase conclusiva, aguardávamos a ligação de energia por parte da enel, a fim de que pudéssemos ligar o sistema, fazer os testes necessários e entregá-la a comunidade. Serviço da Enel está sendo executado agora, tão logo concluído, serão executados os procedimentos finais.

Marcaremos mais um ponto importante na busca da estruturação hídrica de nosso município.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 28/07/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL ARBORIZAR É PRECISO.

Ações ambientais estão acontecendo no Município de Irauçuba visando trazer vida aos espaços públicos. A contemplada da vez foi a Praça do distrito de Juá que ganhou novas moradoras para embelezarem e trazerem mais vida para o espaço. As mudas de nativas foram plantadas na manhã de terça-feira (27).

Estiveram contribuindo diretamente com esta ação o Coordenador de Programas da Agricultura Familiar, Rafael Dutra; o Técnico da Secretaria do

Desenvolvimento Rural, Ivan Mello; a Coordenadora Distrital, Leila Facundo; Contamos também com a parceria da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), na pessoa do Secretário Thiago Silva.

Cuidar do Meio Ambiente é reponsabilidade de todos nós.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 28/07/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL IRAUÇUBA CAMINHANDO PARA RECEBER OPERAÇÃO PIPA.

Com objetivo de minimizar os efeitos da seca sobre a população, a Gestão Municipal de Irauçuba deu um importante passo rumo à conquista da Operação Pipa.

A convite do Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Irauçuba, Fernando Fernandes, esteve no nosso Município na terça-feira (27), o Militar do Corpo de Bombeiros Gleidstone, que também faz parte da Defesa Civil Estadual. Um dos objetivos da visita foi orientar sobre como realizar o lançamento das informações referentes à seca no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID).

As atividades da Operação Pipa compreendem à distribuição de água potável, preferencialmente por meio de carros-pipa, às populações rurais e urbanas atingidas por estiagem.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 26/07/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL DADO O PONTAPÉ INICIAL PARA O PROJETO ÁGUAS NO SERTÃO

O Projeto Águas no Sertão visa a construção, reforma e ampliação de 100 (cem) pequenos reservatórios de agricultores familiares que tem como objetivo o armazenamento de água para contribuir com a produção pecuária e agrícola além do consumo humano.

No último dia 21, foi dado o pontapé inicial do Projeto na comunidade Poço da Pedra na propriedade do Agricultor Familiar o Sr. Batista Lopes, que com muita alegria recebeu o projeto.

O acompanhamento do Projeto está sendo feito pelo Vice-Prefeito, Francisco Evaristo (Nego Barbosa) e pelo Ex-Prefeito Francisco Alves (Vinte e Cinco), além do Secretário do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Irauçuba Fernando Fernandes.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 22/07/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL ABASTECIMENTO DE ÁGUA É PRIORIDADE

Duas entidades parceiras visitaram hoje nosso Município. A GESAR/CAGECE (Gerência de Saneamento Rural), nas pessoas de Amanda Lima e Ivânio Lima; E o SISAR/BCL representado por Giselly Corpes e Joel Mesquita. O objetivo da visita é elaborar relatório situacional do sistema de abastecimento d´água.

Em breve será formalizada parceria na execução desta importante e valorosa ação conforme compromisso assumido pelo Governo Municipal com as comunidades de Barreiras e Miranda, em levar água tratada com maior brevidade possível, beneficiando assim, aproximadamente 100 famílias. O Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Irauçuba, Fernando Fernandes, acompanhou toda a visita.

A iniciativa faz parte de uma das metas da Administração Municipal que é a universalização do acesso à água.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 15/07/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL PARCERIA DO GOVERNO MUNICIPAL COM SISAR PROPORCIONARÁ ÁGUA TRATADA PARA FAMÍLIAS EM SACO VERDE

Pensando a partir da ótica da importância e necessidade de levar água potável a todos os Irauçubenses, a Administração Municipal tem como uma de suas metas a universalização do acesso à água.

Por intermédio de parceria do Governo Municipal através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente com o Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR), foi possível interligar o sistema de abastecimento de Campinas ao sistema de Saco Verde, iniciativa que beneficiará diretamente mais de 60 famílias na localidade de Saco Verde, levando assim este bem tão precioso e necessário para a vida.

Em breve os cidadãos da localidade de Saco Verde terão água tratada na torneira. É mais uma grande ação da Administração Municipal em benefício do povo Irauçubense.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 18/06/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL A EXCELÊNCIA DA GESTÃO HÍDRICA JÁ É UMA REALIDADE EM IRAUÇUBA

A Gestão Municipal de Irauçuba liderada pela Prefeita Patrícia Barreto, tem se mostrado também, bastante preocupada com um dos maiores problemas que assolam o Nordeste Brasileiro, a escassez hídrica e avança nas realizações das políticas públicas deste recurso, que faz parte das metas prioritárias da administração.

A alegria imensurável tomou conta do distrito de Boa Vista do Caxitoré, distrito esse que receberá uma adutora de mais de 1,2 km e uma estação de tratamento de água. A obra faz parte de um convênio firmado com o Sistema Integrado de Saneamento Rural - SISAR, anunciado especialmente na festa de aniversário dos 64 anos de nosso município neste último mês de maio.

Esta conquista é fruto de muito trabalho e articulação.

A fonte de água é o açude José Coelho da Cruz, construído na gestão do Ex-Prefeito e atuante líder politico de Irauçuba, Nonatinho.

Estiveram juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Rural Fernando Fernandes, o responsável técnico do SISAR Adriano Alves, o vereador Batista Sousa, o Presidente da Associação Comunitária, Alberto Rodrigues e o Pedreiro Renato, visitando o local da construção.

ADMINISTRAÇÃO IRAUÇUBA FORTE, FRATERNA E EMPREENDEDORA

#DesenvolvimentoRural 11/06/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO RURAL - PRODER EM AÇÃO

A Administração Municipal de Irauçuba, através da Prefeita Patrícia Barreto tem dado total apoio a Cooperativa dos Agricultores e Agricultoras Familiares e Assentados e Assentadas de Irauçuba - COOPAFIC. que entregou quase duas tonelada de alimentos, através do Programa de Aquisição de Alimentos com Doação Simultânea - PAA em parceria com a Companhia Nacional do Abastecimento - CONAB.

O apoio na organização de negociação de vendas conjuntas, visando a ampliação da margem de lucro dos produtores rurais vem sendo feito através do Programa de Desenvolvimento Rural - PRODER, conduzido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural - SDR.

Desta vez os fornecedores foram os produtores de Juá, Sede, Boa Vista, Passarinho e Mandacaru. A entidade contemplada foi a Escola Municipal Josefa Clotilde do Distrito de Missi.

A entidade recebeu:

796 kg de Galinha Caipira

682 kg de Bolo Caseiro

210 kg de Peixe

A garantia da comercialização vem sendo acompanhada pela Gestão Municipal, pois entendemos que a venda da produção gera trabalho e renda para as famílias de agricultores.

Administração Irauçuba Forte, Fraterna e Empreendedora na busca do Desenvolvimento Rural.

#DesenvolvimentoRural 02/06/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL ATENÇÃO PECUARISTAS

A Secretaria de Desenvolvimento Rural vem por meio deste, informar aos criadores que a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa foi prorrogada.

Ficando com os seguintes prazos:

ATÉ DIA 03/07/2021 PARA COMPRAR A VACINA.

ATÉ DIA 19/07/2021 PARA DECLARAR.

Administração Irauçuba Forte, Fraterna e Empreendedora.

#DesenvolvimentoRural 27/05/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL EM AÇÃO

Nesta quarta-feira (26), o Secretário Fernando Fernandes esteve em Fortaleza dando encaminhamentos a algumas ações que são de extrema importância para os Agricultores Familiares e Assentados da Reforma Agrária deste município, estas ações fazem parte das demandas prioritárias da gestão liderada pela prefeita Patrícia Barreto.

Na Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará - SDA, foi protocolado termo de solicitação de vistoria de perda junto ao Programa Garantia Safra e protocolado ofício de manifestação de interesse em aderir ao portal CECAF, onde visa garantir o cadastramento dos agricultores que comercializam sua produção junto ao governo do estado.

Na Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará - SEMA, foi protocolado ofício solicitando mudas que serão utilizadas para arborização e fortalecimento de quintais produtivos.

No Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, protocolamos ofício no intuito de formalizarmos a parceria que nos permite atuar nos assentamentos federais e assim possamos atender a uma demanda do projeto Alianças da Cidadania.

Esta é a Administração Irauçuba Forte, Fraterna e Empreendedora buscando dias melhores.

#DesenvolvimentoRural 25/05/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL A SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL-SDR INFORMA

Comunicamos aos agricultores familiares que o sistema do programa Hora de Plantar, HPnet está aberto para receber demandas de sementes de milho, feijão, sorgo forrageiro, palma forrageira e mudas frutíferas e nativas até o dia 31/05.

Os interessados deverão comparecer ao escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará -EMATERCE. Situada na rua Pedro Rodrigues de Oliveira, Nº 551 - São Luís de Gonzaga.

Salientamos que os agricultores que receberam sementes neste ano automaticamente já demandaram a mesma semente e quantidade recebida no ano anterior.

Os que não receberam sementes neste ano deverão fazer solicitação junto à EMATERCE.

Quem ainda não possui cadastro e deseja solicitar semente, este deverá estar com sua declaração de aptidão ao Pronaf - DAP em dias.

Administração Irauçuba Forte, Fraterna e Empreendedora garantindo o acesso às políticas públicas.

#DesenvolvimentoRural 25/05/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO RURAL - PRODER EM AÇÃO:

A Administração Municipal de Irauçuba liderada pela Prefeita Patrícia Barreto tem dado total apoio a Cooperativa dos Agricultores e Agricultoras Familiares e Assentados e Assentadas de Irauçuba - COOPAFIC. que entregou mais de meia tonelada de alimentos, através do Programa de Aquisição de Alimentos com Doação Simultânea - PAA em parceria com a Companhia Nacional do Abastecimento - CONAB.

O apoio na organização de negociação de vendas conjuntas, visando a ampliação da margem de lucro dos produtores rurais que vem sendo feito através do Programa de Desenvolvimento Rural - PRODER vem sendo feito através da Secretaria do Desenvolvimento Rural - SDR.

Desta vez os fornecedores foram os produtores de Juá, Passarinho e Arraia. A entidade contemplada foi o SESC - MESA BRASIL - SOBRAL. A entidade recebeu:

651 kg de bolo

50 kg de doce

A garantia da comercialização vem sendo perseguida pela gestão municipal, pois entendemos que a venda da produção gera ocupação e renda para as famílias de agricultores.

Administração Irauçuba Forte, Fraterna e Empreendedora na busca do desenvolvimento no meio rural.

#DesenvolvimentoRural 13/04/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO RURAL - PRODER EM AÇÃO

A Administração Municipal de Irauçuba liderada pela Prefeita Patrícia Barreto tem dado total apoio a Cooperativa dos Agricultores e Agricultoras Familiares e Assentados e Assentadas de Irauçuba - COOPAFIC. Na manha de hoje (12), entregou centenas de kg de alimentos, através do Programa de Aquisição de Alimentos com Doação Simultânea - PAA em parceria com a Companhia Nacional do Abastecimento - CONAB.

O apoio na organização de negociação de vendas conjuntas, visando a ampliação da margem de lucro dos produtores rurais que vem sendo feito através do Programa de Desenvolvimento Rural - PRODER vem sendo feito através da Secretaria do Desenvolvimento Rural - SDR. Desta vez a contemplada foi a Escola Júlio Pinheiro Bastos do distrito de Coité, que beneficiará 215 alunos regularmente matriculados.

A entidade recebeu:

260 kg de peixe

275 kg de carne ovina

230 kg de carne bovina

190 kg de galinha caipira

630 kg de bolo

50 kg de doce

Esta ação significa um grande impacto na realidade de centenas de famílias Irauçubenses com a garantia do alimento de qualidade na mesa. Assim, a Prefeitura Municipal de Irauçuba vai cuidando das pessoas e investindo na produção rural.

Administração Irauçuba Forte, Fraterna e Empreendedora zelando pelo meio rural.

#DesenvolvimentoRural 09/04/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO RURAL - PRODER IRAUÇUBA

Um Programa audacioso e inovador, que a nossa Administração implementou no município de Irauçuba, foi lançado em Fevereiro desse ano, e já houveram várias ações através do PRODER.

Sabemos da importância desse programa, para que assim aja o Desenvolvimento Rural do nosso Município.

Conheça, o Programa de Desenvolvimento Rural - PRODER IRAUÇUBA

Administração Irauçuba Forte, Fraterna e Empreendedora.

#DesenvolvimentoRural 09/04/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL GESTÃO COMPROMETIDA MUNICÍPIO EM DIAS

PAGA A SEGUNDA PARCELA (2/6) REFERENTE A CONTRAPARTIDA AO FUNDO DO GARANTIA SAFRA.

Comunicamos aos nossos agricultores familiares que aderiram ao GARANTIA SAFRA que o município pagou a segunda parcela (2/6) do aporte ao fundo do programa no valor de 10.208,50 (dez mil, duzentos e oito reais e cinquenta centavos).

Administração Irauçuba Forte, Fraterna e Empreendedora.

#DesenvolvimentoRural 09/04/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Informa!

Chamada Pública para os produtores rurais que desejem fornecer alimentos para o PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - PNAE.

Não perca esta oportunidade!

Chamada aberta até 13 de abril de 2021.

Administração Irauçuba Forte, Fraterna e Empreendedora.

#DesenvolvimentoRural 29/03/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL PRODUÇÃO RURAL ENTREGA CENTENAS DE KG DE ALIMENTOS PELO PAA PARA MERENDA ESCOLAR EM IRAUÇUBA

Aconteceu nesta manhã de segunda-feira (20/03), entrega de centenas de kg de alimentos através do Programa de Aquisição de Alimentos com doação simultânea, em parceria com a CONAB, com o total apoio da Prefeitura Municipal de Irauçuba. A ação foi realizada pela Cooperativa dos Agricultores e Agricultoras Familiares e Assentados e Assentadas de Irauçuba, aonde o Coordenador de Políticas Agrárias da Secretaria de Desenvolvimento Rural Abedias Fernandes coordenou a entrega dos alimentos e, recepcionados pelo Diretor da Escola Miguel Fernandes, que recebeu os alimentos.

Seis tipos de alimentos foram entregues com rigor de controle sanitário, sendo portanto atestado pelo responsável em fazer essa inspeção dentro, o Veterinário da Prefeitura de Irauçuba, Romero Marques.

No total, a Escola Miguel Fernandes recebeu:

180 kg de carne de carneiro;

78 kg de carne de gado;

430 kg de bolo caseiro;

360 kg de bolo de milho;

206 kg de galinha caipira;

420 kg de peixe;

A Prefeitura de Irauçuba, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural trabalha o incentivo aos produtores rurais, garantido a comercialização dos produtos e contribuindo para o desenvolvimento rural e econômico.

Os alimentos foram entregues às famílias que têm alunos na Rede Municipal de Ensino no Distrito de Juá, o que significa um grande impacto na realidade de centenas de famílias irauçubenses com a garantia do alimento de qualidade na mesa.

Assim, a Prefeitura Municipal de Irauçuba vai cuidando das pessoas e investindo na produção rural.

Administração Irauçuba Forte, Fraterna e Empreendedora.

#DesenvolvimentoRural 23/03/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL EM DIAS: IRAUÇUBA PAGA A PRIMEIRA PARCELA (1/6) REFERENTE A CONTRAPARTIDA AO FUNDO DO GARANTIA SAFRA

Informamos que o Município de Irauçuba já realizou pagamento ao Fundo Garantia-Safra - FGS, relativos à safra 2020/2021, fazendo assim investimento que, em caso de falta de inverno ou excesso de chuva, nossos agricultores poderão ter acesso a este importante benefício.

O valor de contribuição que o Município repassará ao FGS é referente a R$ 51,00

(cinquenta e um reais) por cada um dos 1.201(um mil, duzentos e um) Agricultores que aderiram ao programa no Município de Irauçuba.

No total, será feito repasse de R$ 61.251,00 (sessenta e um mil, duzentos e cinquenta e um reais) que será pago em 6 parcelas mensais. Dentro do prazo pago, a parcela 1/6 no valor de R$ 10.208,50 (dez mil, duzentos e oito reais e cinquenta centavos).

Administração Irauçuba Forte, Fraterna e Empreendedora investindo na Agricultura Familiar!

#DesenvolvimentoRural 19/03/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL IRAUÇUBA COMEMORA O DIA DE SÃO JOSÉ COM DUAS PROPOSTAS ELEGÍVEIS JUNTO AO PROJETO SÃO JOSÉ IV

Das propostas que o Município de Irauçuba apresentou através da Gestão Municipal liderada pela Prefeita Patrícia Barreto, duas foram elegíveis para a próxima fase de avaliação do projeto São José IV.

Esta empreitada teve início na transição de governo, tendo como meta apresentação de propostas ao projeto São José IV, onde de imediato a Secretaria do Desenvolvimento Rural conduziu todo o processo seguindo os critérios do edital.

Nesta ação tivemos como parceiros o Líder Político Nonatinho, as Lideranças Comunitárias e as Famílias Beneficiárias, que juntos foram os responsáveis por este feito que nos alegra e nos enche de energia para continuarmos caminhando rumo ao Desenvolvimento.

Administração Irauçuba Forte, Fraterna e Empreendedora.

#DesenvolvimentoRural 19/03/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL ATENÇÃO IRAUÇUBA

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Informa!

ADL de Juá

Administração Irauçuba Forte, Fraterna e Empreendedora.

#DesenvolvimentoRural 25/02/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL FORTALECIMENTO DA PRODUÇÃO NO CAMPO

O Programa de Desenvolvimento Rural - PRODER está em plena execução, os técnicos estão visitando os produtores e fazendo seus cadastros. A meta da Secretaria de Desenvolvimento Rural é assessorar 400 (quatrocentos) produtores em todo o município de Irauçuba.

Administração Irauçuba Forte, Fraterna e Empreendedora.

#DesenvolvimentoRural 25/02/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL PARCERIA ENTRE PREFEITURA E ASSOCIAÇÃO REATIVA ABASTECIMENTO D'ÁGUA DA COMUNIDADE DE MANDACARÚ

Prefeitura Municipal, atende pleito da Comunidade de Mandacarú, através da Associação do Alto Esporte e do Vereador Batista Sousa, resolvendo o problema da falta d´agua que afligia às famílias, em razão do fornecimento de energia da adutora local está cortado.

A partir de autorização da Câmara Municipal, Prefeitura saudou o débito de aproximadamente R$ 5.224,85, a energia foi religada, e o sistema voltou a funcionar.

Desta forma, a Prefeitura tem agido, sensível às causas das comunidades e promovendo mais qualidade de vida.

Administração Irauçuba Forte, Fraterna e Empreendedora

#DesenvolvimentoRural 22/02/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL IMPORTANTES DELIBERAÇÕES COM O SECRETÁRIO DE DESENVOLVIMENTO RURAL - SDR

Em reunião de trabalho, Prefeita Patrícia Barreto, acertou com o Secretário Fernando Fernandes e Coordenador do Setor de Políticas Agrárias, Abdias Fernandes, que a secretaria irá realizar 03(três) grandes ações de apoio agricultura familiar nos próximos dias.

1- Disponibilizar 200h de serviço de arado de terra para plantio, beneficiando agricultores de baixa renda, através de suas Associações;

2- Elaborar 50 propostas de crédito especial individual para submeter ao FEDAF (Fundo Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar) visando beneficiar 50(cinquenta) pequenos produtores, com crédito especial subsidiado de R$ 5.000,00(cinco mil reais), que o beneficiário usufrui de 1(um) ano de carência para iniciar pagamento do crédito, que é pago no período de três anos, com abatimento de 50%, ou seja, pagando apenas R$ 2.500,00, também beneficiar uma Associação rural com crédito de até R$ 110.000,00(cento e dez mil reais) para investimento em projeto produtivo. Desta forma pretende-se estimular a produção rural e gerar renda no campo.

3- Implantar o SIM (sistema de inspeção municipal), visando certificar o produto da agricultura familiar, oportunizando venda para os programas governamentais, daqueles produtos como Queijo e outros que precisam de inspeção para serem adquiridos. Também a Secretaria prestará assistência técnica aos produtores e a Cooperativa de Agricultura Familiar do município, na certificação estadual de produtos junto a ADAGRE, oportunizando autorização de comercialização de produtos da agricultura familiar em todo o estado.

PRODER - Programa de Desenvolvimento Rural, em plena execução.

Administração Irauçuba Forte, Fraterna e Empreendedora.

#DesenvolvimentoRural 20/02/2021 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Informa!

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Informa!

#DesenvolvimentoRural 15/02/2021 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE PROGRAMA HORA DE PLANTAR

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Irauçuba informa que começou hoje (15), a distribuição das sementes do Programa Hora de Plantar.

Acompanhe conosco o cronograma de entregas:

15/02 - ADL de Missi

16/02 - ADL de Juá

17/02 - ADL de Boa Vista do Caxitoré e ADL de Coité

18/02 - ADL de Campinas

19/02 - ADL Sede

O programa tem como objetivo fortalecer o setor agrícola, através do aumento de produção e renda líquida dos agricultores, através de sementes de qualidade comprovada no tempo certo para o plantio, o que garante um bom desenvolvimento da cultura e consequentemente uma maior produção das lavouras do município.

Administração Irauçuba Forte, Fraterna e Empreendedora.

#DesenvolvimentoRural 25/01/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, PECUÁRIA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE COOPAFIC FAZ A 1ª ENTREGA DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR AO MERCADO POPULAR DE SOBRAL

Agora é valendo! Hoje foi o primeiro recebimento dos produtos da agricultura familiar na sede da COOPAFIC, vindo das comunidades rurais do município de Irauçuba e direcionados ao mercado popular na cidade de Sobral, via SESC pelo projeto da CONAB.

Está aberto temporariamente o 2° canal de comercialização da Produção Rural, este é para vendas governamentais. Breve será lançado o 3°.

Apoio: Prefeitura Municipal de Irauçuba, SDEA, STTRI e Ematerce.

Isto é resultado de muito esforço, garra e compromisso.

Administração Irauçuba, Forte e Fraterna.

#DesenvolvimentoRural 20/01/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, PECUÁRIA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE MAIS PARCERIAS SENDO FIRMADAS

Prefeita Patrícia Barreto se reúne com Coordenadora do Setor de Crédito Fundiário da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Governo do Estado, Dra. Leuda, e representante do Instituto Flor do Piquí, Pedro Lobo, juntamente com Coordenador local de Políticas Agrárias, Abedias Fernandes, e Técnico agrícola Ivan Melo. Acertando parceria para avançar na reforma agrária de nosso município. Meta de ainda este ano beneficiar 200 famílias com a terra própria.

Administração Irauçuba Forte, Fraterna e Empreendedora

#DesenvolvimentoRural 04/01/2021 GABINETE DO PREFEITO PROJETO “ÁGUAS NO SERTÃO”

Nesta segunda feira, a Prefeita Patrícia Barreto entregou em mãos o projeto "Águas No Sertão" ao Vice-Prefeito o Sr. Francisco Evaristo Lopes Maciel, o mesmo coordenará e terá como apoio o Sr. Francisco das Chagas Alves, representante do Comitê de Bacias Hidrográficas.

O projeto tem como missão fortalecer localidades e pequenas propriedades rurais ampliando a capacidade de reserva hídrica para a produção agrícola e pecuária, por meio da construção de pequenos açudes, que tem como meta construir 100 pequenos açudes em 2021.

Parabéns Vice-Prefeito pela a disponibilidade e parceria, contamos com o senhor, Sucesso!!!

#DesenvolvimentoRural 22/12/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, PECUÁRIA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE AGRICULTORA DO MUNICÍPIO DE IRAUÇUBA É CITADA EM REPORTAGEM SOBRE PROJETO PAULO FREIRE

AGRICULTORA DO MUNICÍPIO DE IRAUÇUBA É CITADA EM REPORTAGEM SOBRE PROJETO PAULO FREIRE DA SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO REPRESENTANDO OS DEMAIS.

O Município de Irauçuba é um dos municípios do Ceará que participa do Projeto Paulo Freire, são várias as associações comunitárias espalhadas por todo o município que participam deste programa. É uma iniciativa da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e conta com a Assessoria Técnica Contínua prestada pelo Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria ao Trabalhador (CETRA). Os agricultores participam de projetos produtivos nas áreas de avicultura, ovinocaprinocultura, artesanato e tecnologias sociais.

Dona Albaniza Brito, da Boa Vista II relata na reportagem que:

"Naquela época, para conseguir alguma coisa na vida era muito sofrimento. Dormi várias vezes no chão das rodoviárias", recorda D. Albaniza o período em que morou no Sul e Sudeste do País. "Hoje, crio galinha, pato, ganso e capote e faço bolo, pamonha, canjica e doces. Tenho meu quintal produtivo com frutas, hortaliças, forrageiras, plantas medicinais e ornamentais. Como de forma saudável e melhoro a minha renda com as feiras e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos)", celebra.

O projeto sempre teve a parceria da Secretaria da Agricultura do Município, parabéns a todos os participantes em nome da Dona Albaniza, que tão bem os representou.

#agriculturafamiliar #projetopaulofreire #projetosprodutivos #Secretariadaagricultura

https://www.sda.ce.gov.br/.../do-chao-da-rodoviaria-a.../

#DesenvolvimentoRural 03/08/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, PECUÁRIA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE IRAUÇUBA ATINGE META DA CAMPANHA DA FEBRE AFTOSA

IRAUÇUBA ATINGE META DA CAMPANHA DA FEBRE AFTOSA

Parabéns equipe da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SDEA)!!

#DesenvolvimentoRural 04/06/2020 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE ATENÇÃO PECUARISTA! CHEGOU A HORA DE VACINAR SEU REBANHO.

ATENÇÃO PECUARISTA!

CHEGOU A HORA DE VACINAR SEU REBANHO.

Amigo produtor, iniciamos no mês de junho a campanha de vacinação do nosso rebanho bovino, contamos com você para que possamos vacinar 100% dos nossos animais.

Você produtor deve procurar a Secretaria de Agricultura e Pecuária para fazer sua declaração, será necessário RG, CPF, telefone para contato e a relação de animais.

Lembrando que todo rebanho deve ser vacinado e não deixe para a última hora!

Devido ao distanciamento social, solicitamos a todos que ao se dirigir a secretaria, devem estar tomando os seguintes cuidados:

* Usar mascara

* Manter o distanciamento de no mínimo 2 metros

* Será atendido uma pessoa por vez

* Higienizar as mãos na entrada

Para maiores informações

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Pecuária, Recursos Hídricos e Meio Ambiente.

Procurar Ivan Braga e Claudio

R: Pedro Rodrigues de Oliveira. 551 - São Luis de Gonzaga (próximo as fábricas)

#DesenvolvimentoRural 30/05/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, PECUÁRIA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Pecuária, Recursos Hídricos e Meio Ambiente

PROGRAMA HORA DE PLANTAR

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Pecuária, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, informa que está disponibilizando oportunidade de agricultores e agricultoras do município de Irauçuba, que não sejam beneficiados ainda pelo Programa Hora de Plantar do Governo do Estado do Ceará e desejam se cadastrar.

O interessado deve Enviar NOME DA LOCALIDADE, NOME COMPLETO e CPF até o dia 30/05 até as 17h para o e-mail: agricultura@iraucuba.ce.gov.br ou para whatsapp: (85) 99654-6327.

LEMBRANDO QUE É SÓ PARA QUEM NÃO ESTÁ NO PROGRAMA. Caso o agricultor ou agricultora já seja beneficiado pelo programa será lançado o nome automaticamente pela EMATERCE.

Atenciosamente,

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Pecuária, Recursos Hídricos e Meio Ambiente.

#DesenvolvimentoRural 30/05/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, AGRICULTURA, PECUÁRIA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE 30 DE MAIO DIA DO GEÓLOGO, PARABÉNS A TODA A CLASSE 30 DE MAIO DIA DO GEÓLOGO, PARABÉNS A TODA A CLASSE
#DesenvolvimentoRural 25/05/2020 GABINETE DO PREFEITO 25 DE MAIO DIA DO TRABALHADOR RURAL 25 DE MAIO DIA DO TRABALHADOR RURAL
#DesenvolvimentoRural 06/02/2020 GABINETE DO PREFEITO PREFEITA GERALDINA BRAGA ESTEVE NA SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO

Nesta quarta-feira (05/02), a prefeita Geraldina Braga esteve na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), protocolando um ofício solicitando uma capacitação para os maquinários existentes na Associação Saco Verde, que servem para fabricação de adubo orgânico, pois os moradores não sabem manusear e esta atividade irá gerar fonte de renda para a comunidade. Isso faz parte de uma orientação do Sr. Roberto Virgínio Sousa, Coordenador da Célula de Oleaginosas da Companhia de Desenvolvimento do Ceará, através da articulação do Secretário Ivan Melo, da SEAGRI. A ideia surgiu na reunião que foi realizada na comunidade do Saco Verde, na última quinta-feira, dia 30.

Administração Cidadania, Inovação e Compromisso.

#DesenvolvimentoRural 28/12/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE MUNICÍPIO DE IRAUÇUBA TERÁ A INSTALAÇÃO DE MAIS SEIS (6) POÇOS PROFUNDOS. MUNICÍPIO DE IRAUÇUBA TERÁ A INSTALAÇÃO DE MAIS SEIS (6) POÇOS PROFUNDOS PARA ATENDER A POPULAÇÃO.

Na tarde desta última sexta-feira (27/12), o representante da empresa responsável pela instalação e manutenção dos poços profundos no município de Irauçuba Sr. Valterin, fez uma visita aos poços que foram perfurados nos anos de 2015, 2016 e 2017 e foi confirmada a instalação de mais seis poços para atender a população.

Serão contemplados no primeiro momento:
- ADL Sede: Bairro da Esperança e Gil Bastos.
- ADL Campinas: Assentamento Saco Verde, Cachoeira, Assentamento Consulta.
- ADL Juá: Riacho Fundo.

Agradecimentos em nome do Secretário Ivan Melo, ao Francisco Evaristo "Nego Barbosa", Assessor Técnico da SEAGRI e ao presidente da Associação do Bairro da Esperança Ostelio.

Administração Cidadania, Inovação e Compromisso.
#DesenvolvimentoRural 05/12/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE MAIS UM POÇO PROFUNDO CONSERTADO, DESTA VEZ NA LOCALIDADE DE RIACHO DO MEIO. MAIS UM POÇO PROFUNDO CONSERTADO, DESTA VEZ NA LOCALIDADE DE RIACHO DO MEIO.

Nesta quinta-feira (05/12), foi consertado mais um poço profundo, na Localidade de Riacho do Meio. O Sr. Antonio de Paiva, morador da comunidade comemorou levando água pra sua residência.

Glória a Deus por isso!! A equipe da SEAGRI tem se desdobrado nesses dias para dar conta de tantas demandas, mas com esforço de todos vai dar certo!!

Administração Cidadania, Inovação e Compromisso.
#DesenvolvimentoRural 04/12/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE RECUPERAÇÃO DE POÇOS PROFUNDOS DO MUNICÍPIO DE IRAUÇUBA FORAM INICIADA. RECUPERAÇÃO DE POÇOS PROFUNDOS DO MUNICÍPIO DE IRAUÇUBA FORAM INICIADA.

Nesta última terça-feira (03), foi dado seguimento ao conserto de Poços Profundos em algumas comunidades cujo encontravam-se parados.
Foram iniciados os trabalhos nas seguintes localidades:
1- Localidade Fumo - ADL Comité, feito todos processo de limpeza do equipamento de Dessalinização houve a substituição das membranas velhas que haviam sido colocadas ao 2° semestre do ano 2017, agora removidas por depreciação usual, ficaram já instalada às novas.

2- Vila São Raimundo foi removido a bomba do poço e será encaminhada para reparo;

3-Localidade de Cidade foi instalado a bomba do poço. Houve constatação técnica que a bomba de auto pressão do dessalinizador precisa de um reparo e será encaminhada para concerto;

4- Assentamento Santos Reis foi realizado a limpeza do poço, ficamos no aguardo dos demais equipamentos chegarem para aferição do almoxarifado até sexta feira 06.11.2019;

5- Riacho do Meio, foi concluída a limpeza geral do poço profundo, ficando pendente a instalação do motor, acertado para a data de hoje 04.11;

6- Bairro Esperança, foi solucionado o problema, ficou funcionando com água doce.

7- No Centro, galpão da feira, foi instalado a bomba, sistema liberando água com sais, imprópria para ser ingerida. (Uso devido para higienização sanitária, limpeza e uso doméstico e não ao beneficiamento dos alimentos).

Agrademos a SOHIDRA de maneira especial a senhora Rejane Lima, do Departamento de Poços Profundos por atender nossa solicitação, encaminhando o Técnico César para prestar os serviços que muito adianta o processo operacional.

Administração Cidadania, Inovação e Compromisso. Água é vida!
#DesenvolvimentoRural 22/10/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE Ordem de serviço para reconstrução da barragem Jandira Ainda nesta quinta-feira (17), o Prefeito Interino Municipal, Francisco das Chagas Alves (Vinte Cinco) assinou a ordem de serviço para reconstrução da barragem Jandira, na localidade de cachoeira no município de Irauçuba, de responsabilidade da Secretaria de Agricultura Pecuária Recursos Hídricos e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura.

Administração Cidadania, Inovação e Compromisso.
#DesenvolvimentoRural 11/09/2019 SECRETARIA DE AGRICULTURA, PECUÁRIA, RECURSOS HÍDRICOS E MEIO AMBIENTE INFORMAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO Restabelecimento da Adutora engate rápido Restabelecimento da Adutora engate rápido
www.iraucuba.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 12:08:08