ILUMINAÇÃO PÚBLICA E LIMPEZA PÚBLICA DE IRAUÇUBA ADEREM A NOVAS TECNOLOGIAS

Na tarde desta terça-feira, 10 de janeiro de 2017, o prefeito Nonatinho, do município de Irauçuba, recebeu os gerentes das empresas MECATROM, de Belo Horizonte, e SIGMA EFICIÊNCIA, da cidade de Contagem. Com os dois executivos mineiros o Prefeito irauçubense discutiu sobre novas tecnologias para a iluminação pública e fontes alternativas de energia para os prédios públicos do município, além de tratar sobre os novos rumos da limpeza pública de Irauçuba.

A intenção inicial da gestão municipal é substituir as luminárias atuais por lâmpadas de led, que, auxiliadas por “braços mais longos” nos postes, contemplarão um maior raio de luminosidade por um custo significativamente menor.

Outra proposta discutida no encontro foi a substituição de 97% da energia utilizada atualmente, por energia fotovoltaica, a energia solar, nos prédios e repartições públicas do município, proporcionando uma redução considerável nos gastos com energia. Restando agora os técnicos finalizarem a viabilidade técnica do projeto e o estudo orçamentário para instalação destas tecnologias.

Nonatinho discutiu também com os representantes das empresas mineiras a proposta de implantação de uma usina de beneficiamento do lixo produzido no município, com potencial para gerar 120 empregos diretos. Com a criação desta usina o municipio só terá vantegens, a partir da geração de empregos e da comercialização do material reciclado, além do desaparecimento definitivo do lixão e da contribuindo com o meio ambiente.

Para que esta empresa venha a se instalar no município a Prefeitura terá que doar, como contrapartida, um terreno de dez (10) hectares, a cargo da Secretaria de Governo, com prazo de um ano para entrar em funcionamento.